Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O consumo de energia em Manaus chegou a 1.819 MW nessa segunda-feira, 16/9, informou o diretor técnico de relações institucionais da Amazonas Energia, Radyr Oliveira, em coletiva de imprensa que tratou do alto consumo de energia na capital.
Segundo o representante da Amazonas Energia, esse é o maior consumo de energia já registrado no Estado do Amazonas. “Nosso sistema está lidando bem, mas o calor pode causar desligamentos temporários de equipamentos devido às suas proteções com as altas temperaturas“, explica Radyr.
Leia também: Manacapuru ficará 10 horas sem energia no domingo, dia mais quente da semana
Nessa segunda-feira, 16, Manaus atingiu temperaturas entre 37°C de máxima, com sensação térmica de 41°C e 32°C. O calor extremo fez com que a população utilizasse mais produtos para amenizar a sensação térmica, como ar-condicionados e ventiladores.
Radyr Oliveira destacou que a população deve evitar consumos exagerados desses equipamentos, além de desligar os aparelhos enquanto não estiverem em uso. O diretor ainda ressalta que não há riscos de apagão na cidade.
“Não há risco nenhum de apagão. Terá desligamento pontual de algum transformador que queimar o fusível, o que sempre prejudica, mas sem nenhum risco de apagão“, ressaltou.
O diretor também afirmou que a concessionária tem passado por alguns problemas nas linhas de transmissão devido aos incêndios registrados nos municípios próximos, como Manacapuru e Iranduba.