Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O projeto “Manta-Manaus” estabelece uma nova rota comercial entre o Oceano Pacífico e a Amazônia Brasileira, através de portos e rodovias, proporcionando uma alternativa mais rápida e econômica em comparação com a atual via pelo Canal do Panamá.
Com a nova rota, o trajeto passa a ser de até 35 dias, com redução de custos logísticos. Atualmente, o transporte de produtos leva entre 41 a 60 dias. Esse itinerário é considerado importante para a Zona Franca de Manaus (ZFM) na entrada de matéria-prima e na exportação de produtos.
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A rota multimodal (múltiplos meios de transporte) prevê o transporte de mercadorias da Ásia até Manta (Equador), por navio ou balsa. De lá, a carga segue por rodovias até Providência, Província de Sucumbíos (Equador), de onde é transportada por balsas até Letícia (Colômbia), e finalmente para o estado do Amazonas, via Tabatinga.
Reunião com ministros
Nesta terça-feira, 9/4, os ministros Simone Tebet, do Ministério de Orçamento e Finanças, e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional discutirão o projeto em Tabatinga, a 1.106 quilômetros de Manaus. O evento foi anunciado na última sexta-feira, 5/4, pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), que compartilhou um vídeo em suas redes sociais.
O deputado também destacou a importância estratégica da região, situada na tríplice fronteira da Colômbia, Peru e Brasil, para a interligação do Amazonas com o continente asiático.
“É uma alternativa ao canal do Panamá, reduzindo o custo e o tempo necessário para importar mercadorias da Ásia. Além disso, vai permitir maior integração Sul-americana e abrir as portas do mercado internacional para os produtos da Zona Franca de Manaus”, afirmou Sinésio, em uma reunião realizada em agosto de 2023, em Brasília.
Segundo o parlamentar, Tabatinga requer alfandegamento do porto para impulsionar o projeto de interligação. Diante deste cenário, o deputado levou o projeto até o Governo Federal, que o incluiu no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).