Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A candidatura de Marcelo Ramos (PT) à Prefeitura de Manaus foi confirmada durante a convenção da Federação do PT, PCdoB e PV neste domingo, 4/8. O vice na chapa será o ex-deputado Luiz Castro (PDT).
Ramos, apoiado pelo presidente Lula da Silva (PT), contará com o apoio de sete partidos além dos três da sua federação, incluindo PDT, PSOL, Rede e Solidariedade, formando a maior coligação entre os candidatos, com um arco de alianças de partidos alinhados à esquerda.
Leia também: PT ‘abraça’ candidatura do PL no interior do Amazonas
Entre suas principais propostas, Marcelo Ramos planeja introduzir novos métodos de ensino para dinamizar a educação e aumentar o número de creches municipais. Na área da segurança, defende a presença de vigilantes nas escolas municipais para proteger as crianças. Para a saúde, promete mais postos que funcionem até as 22h, em contraste com o horário comercial atual até as 17h, e uma linha de sustentabilidade na gestão.
Em relação ao meio ambiente, pretende promover o plantio de árvores em passeios públicos para amenizar o calor, citando o exemplo de Medellín, na Colômbia, que conseguiu reduzir a temperatura da cidade em 2 graus ao plantar 800 mil árvores nas ruas.
União da esquerda
O nome de Marcelo Ramos conseguiu um feito inédito na política manauara: unir os partidos de esquerda em prol de uma só candidatura. Mesmo após enfrentar resistências de correligionários como Eron Bezerra (PCdoB), que chegou a anunciar pré-candidatura, e Natália Demes do PSOL, que tinha convenção marcada para lançar sua candidatura, mas de última hora apoiou a chapa do PT.
O presidente estadual do partido afirmou que seguiu a orientação da direção nacional da federação para formar uma frente ampla em prol de uma só candidatura, destacando que “todas as chapas representam o campo do Bolsonaro e a esquerda é aqui”.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Marcelo Ramos se mostrou confiante e espera chegar ao segundo turno após as alianças formadas.
“É o maior arco de alianças da história de uma candidatura desse campo democrático e progressista. Então isso é muito significativo. Não são só partidos de esquerda. A nossa candidatura representa uma visão mais ampla do que simplesmente uma visão de esquerda. A gente quer cuidar da cidade de Manaus. A gente quer todas as boas mentes da cidade de Manaus caminhando e nos ajudando”, afirmou Ramos.
Tempo de TV
Com a união de todas as siglas, Marcelo Ramos terá um tempo de TV nas propagandas eleitorais robusto, provavelmente sendo o segundo maior, atrás apenas do candidato Roberto Cidade (União), superando até mesmo o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que busca a reeleição.
Ramos atribui esse tempo de TV à sua capacidade de articulação: “Nós vamos ter, por conta dessa capacidade de articulação, o segundo maior tempo de televisão. O nosso tempo de televisão é maior do que o prefeito e maior do que o candidato do Bolsonaro, do PL”.
Quem é o vice?
Luiz Castro, presidente do PDT no Amazonas, tem uma trajetória longeva na política. Foi deputado estadual por três mandatos e prefeito de Envira (1.206 km de Manaus). Recentemente, disputou duas eleições para senador: em 2018, perdeu para Eduardo Braga (MDB) por uma margem estreita de votos.
Também foi titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mas deixou o cargo após desentendimentos na gestão e suspeitas de irregularidades em licitações de transporte escolar, rompendo com o governador Wilson Lima (União) e concorrendo novamente ao senado em 2022 sem sucesso.