Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em entrevista ao Jornal da Rios 95.7 desta segunda-feira, 5/2, o senador Plínio Valério (PSDB/AM) fez duras críticas à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Valério destacou que dentre suas prioridades no Senado está a recuperação da BR-319, no qual classificou a ministra como um grande empecilho para o projeto.
“Marina é um instrumento dessa agenda global. Marina é uma repetidora, uma pessoa que vai lá, fazem a cabeça e vai repetir. Como ela é benquista porque é empoderada pela elite, imprensa internacional e nacional, então ela é o maior combate. Vocês viram ela dizer na CPI que a gente quer uma BR-319 para passear. Olha a cabeça dela”, afirmou.
Leia também: Pré-candidatura de Amom Mandel para Prefeitura de Manaus será lançada após o Carnaval, afirma Plínio Valério
Em dezembro passado, Plínio Valério já havia criticado Marina Silva durante um pronunciamento, acusando-a de desprezar as condições de vida dos moradores da Amazônia.
Na ocasião, o senador destacou a importância estratégica da BR-319 para a região. Por outro lado, de acordo com Valério, a ministra afirma que falta de viabilidade econômica e ambiental para sua recuperação.
“O mais esclarecedor foi o que a ministra disse sobre a BR-319, rodovia vital para a Amazônia, para nós, amazonenses e para os rondonienses, que se transformou em lamaçal por conta de negativas do Ibama para liberar sua recuperação. A ministra Marina Silva disse que não haveria rodovia e não haverá porque faltava viabilidade econômica e ambiental”, disse à época.
Ainda, o senador reiterou sua posição sobre a essencialidade da BR-319 para a conectividade do Estado com o território nacional, escoamento da produção e acesso a insumos vitais, especialmente em momentos críticos.
“A ministra tem que entender de uma vez por todas que não se pode brincar com a vontade e com o direito de outros. Ela rompeu a barreira da boa convivência e do respeito, porque eu não posso respeitar uma ministra que não nos respeita”, finalizou.