Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), Marina Silva, se pronunciou na manhã desta quarta-feira, 19/3, sobre as declarações do senador amazonense Plínio Valério (PSDB), que enfatizou: “Imagine o que é tolerar a Marina seis horas e dez minutos, sem enforcá-la”.
A resposta da ministra, em que ela afirmou que “só psicopatas brincam com a vida das pessoas”, ocorreu em entrevista ao programa “Bom dia, ministra”, do governo federal. A declaração do senador repercutiu nacionalmente e foi alvo de críticas tanto nas redes quanto em Brasília (DF).
“A violência política de gênero acontece o tempo todo. Eu sofri agora pela manifestação de um senador que fez uma afirmação de que era muito difícil para ele ficar conversando comigo durante seis horas sem me enforcar. […] isso é uma forma de incitar a violência contra uma mulher”, afirmou Marina Silva.

A declaração do senador foi feita durante seu discurso em defesa da BR-319 em cerimônia promovida pela Fecomércio-AM, no último dia 14/3. Plínio também ironizou ao relembrar a participação da ministra na CPI das ONGs em 2023, quando ela afirmou que os amazonenses queriam a BR-319 para “passear de carro”.
“Com a vida dos outros não se brinca. Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaça aos outros de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso”, continuou Marina Silva.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS solicitou um posicionamento do senador Plínio Valério sobre ambas as declarações. Em resposta, o senador se limitou a dizer: “deixa a Marina dizer o que quiser”.