Redação Rios
MANAUS (AM) – Com uma das piores qualidades do ar do mundo em Manaus por conta da fumaça proveniente das queimadas, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) tem reforçado a necessidade de cuidados, principalmente com idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.
“A orientação é sobre as melhores práticas e cuidados essenciais que a população pode tomar para minimizar os impactos da exposição à fumaça, garantindo assim o bem-estar das famílias durante esse período”
Anoar Samad, secretário da SES-AM
Para aqueles que precisam sair para áreas abertas, o uso de máscaras tipo N95/PFF2 ou P100 pode oferecer proteção adequada, principalmente para pessoas com fatores de riscos e doenças crônicas.
Leia também: Artistas e influenciadores se manifestam em prol da Amazônia após Manaus amanhecer coberta por fumaça
Além disso, a adoção do uso de purificadores de ar com filtros Hepa e umidificadores podem ajudar a reduzir as partículas no ambiente interno. Eles também podem ser utilizados para o alívio dos sintomas de irritação em olhos, nariz e garganta.
Devido aos efeitos da fumaça no quadro de saúde, a população pode se dirigir às unidades de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) mais próximo de sua casa ou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na capital, para receber cuidados médicos adequados. Nos demais municípios do estado, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para casos mais simples, ou o atendimento no hospital local em casos de emergência.
“O conhecimento, a preparação e a colaboração entre o Governo do Estado e a população são essenciais para proteger a saúde durante esse período”, finaliza o secretário de Saúde.
* Com informações da Assessoria