Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Investimentos em melhorias na mobilidade urbana de Manaus são determinantes para o desenvolvimento da cidade e pontos de atuação foram destacados pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, durante entrevista à RIOS FM 95,7.
A importância de realizar melhorias no sistema viário como um todo para aliviar o fluxo de trânsito no futuro, mesmo com o aumento contínuo da quantidade de veículos nas ruas da capital, está sendo o foco do município.
“É fundamental que continuemos investindo nessa direção e também aprimorando o transporte público para que mais pessoas possam utilizá-lo”
Paulo Henrique Martins, diretor-presidente IMMU
Atualmente, estão sendo analisadas uma medidas para melhorar o tráfego em partes que sofrem constantemente com congestionamentos, como na região da rotatória do Coroado. “Foi identificado um fluxo de deslocamento da zona Leste em direção ao distrito industrial. Estamos realizando estudos e avaliando a simulação de alternativas para que os condutores de veículos não precisem passar pela rotatória do Coroado”
Transporte Público
O presidente do IMMU também destacou ainda o aumento na frota do transporte público na capital, com a previsão de 150 ônibus novos até o final deste ano. “Inclusive temos mais uma entrega de 22 ônibus marcada para essa sexta-feira, e mais 18 estão a caminho de Manaus para esse mês ainda. Com o aumento da frota, até o fim do ano serão 150”.
Atualmente, a capital está operando com cerca de 1.150 ônibus, mas durante os meses de férias universitárias e escolares as frotas sofrem uma pequena redução.
Sistema Viário
Em relação à melhoria do sistema viário, Pedro mencionou que a prefeitura iniciou um amplo programa de recapeamento das vias. Essa medida é crucial, uma vez que um pavimento ruim reduz a capacidade das vias de tráfego.
Outra estratégia adotada é a implementação de semáforos inteligentes que operam em cruzamentos através de detectores veiculares virtuais. Câmeras identificam a presença de veículos e enviam um sinal para o controlador de tráfego, que toma decisões de abertura e fechamento de fluxo de maneira totalmente autônoma.
“A medida está sendo feita no Adrianópolis e já vemos resultado, o tempo de viagem hoje quando você passa no trecho próximo ao shopping Manauara é menor. Na avenida André Araújo também tem um tempo menor, então esse sistema está começando a dar melhores resultados, e estamos levando esses resultados para apresentar à população”, contou o diretor-presidente.
Zona Azul
De acordo com Paulo Henrique, a implantação do sistema de estacionamento rotativo na cidade segue diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e tem como objetivo a mobilidade nas grandes cidades, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias.
Em 2022, 68 mil novos veículos entraram no trânsito de Manaus, e com o aumento na circulação de veículos, diariamente os condutores encontram dificuldades para estacionar.
“O zona azul é rotativo, é para gerar vaga de estacionamento, gerando capacidade comercial. O objetivo é criar vagas, dependendo do intervalo de tempo que a pessoa fica”, disse o presidente do IMMU.
Segundo Paulo Henrique, um dos problemas mais discutidos são as multas pelos agentes de trânsito. “A placa de sinalização do zona azul indica o tempo máximo de estacionamento, e o agente faz a autuação com base nessa infração de trânsito, multando por estacionar em desacordo com a sinalização”.
O tempo limite máximo de utilização da mesma vaga no Zona Azul, é de três horas. Caso o limite de horas seja atingido, o condutor deve buscar outra vaga, promovendo a rotatividade necessária ao sistema.
Para ter acesso a infrações, créditos e outros conteúdos, os usuários precisam se cadastrar no ‘Aplicativo Zona Azul de Manaus’, que está disponível para download.