Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A 2ª edição da Feira Folclórica marca a abertura oficial do 66º Festival Folclórico do Amazonas, no Coliseu Junino do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na bola da Suframa, até o dia 5 de maio, das 19h à meia-noite.
As cirandas são umas das principais atrações do Festival, e já realizam eventos a fim de se preparar para as apresentações que ocorrerão de no período de 8 a 23 de junho. No Mergulho Cultural do Portal RIOS DE NOTÍCIAS você confere alguns deles.
Leia mais: Estilista amazonense trabalha moda sustentável e empreendedorismo com atelier
O Concurso Cirandeiros de Ouro de 2024 ocorre no dia 4 de maio, às 19h30, na quadra da G.R.E.S Mocidade de Aparecida, na avenida Ramos Ferreira, bairro Aparecida, zona Sul de Manaus. A entrada custa R$5 e as cirandas oficiais de Manaus irão se apresentar.
No dia 11 de maio, às 20h, também na quadra da Aparecida, ocorrerá a prévia das Cirandas de Manaus, é o Ciranday 2024, com a presença de seis cirandas da capital amazonense, e a apresentação da banda Treelance. A melhor torcida vai ganhar 10 caixas de cerveja gelada.
O Ciranfest, maior encontro de cirandas do Amazonas, acontece no dia 18 de maio, às 19h, na Escola Estadual Sebastião Norões, Rua Q, quadra 20, Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Lançamentos
A Ciranda Tradicional São Sebastião lançará seu tema 2024 neste domingo, 28/4, a partir das 15h, na sede Social São Sebastião, no bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus. Apenas uma frase enigmática foi lançada em uma publicação nas redes sociais: “O rugido vai soar alto”.
A ciranda Rosas de Ouro lançou o seu tema de 2024: “Aracy Urihi – Luz e Preservação”. Já a Ciranda Maravilha tem definido como seu tema neste ano “Constância, a mais bela flor do Jardim do Amor”.
A Ciranda do Aleixo contratou Leon Medeiros, um grande artista, que tem um currículo riquíssimo no meio carnavalesco e folclórico amazonense.
*Com a colaboração de Jael Lucena