Vitória Freire – Portal Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Circula, nas redes sociais, uma foto de um comunicado divulgado nas dependências do Laboratório BioLíder, situado no bairro Cachoeira, zona Centro-Sul de Manaus, avisando que desde a sexta-feira, 1º/3, atendimentos de exames laboratoriais, biópsias e o exame preventivo realizados pelo convênio Manausmed estão suspensos.
O Manausmed é o serviço de assistência à saúde dos servidores públicos do município de Manaus.
Este mês de março é marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8/3, e durante todo o período são realizados exames e ações em prol da saúde das mulheres. Entre os principais exames está o Papanicolaou, ou preventivo, que serve para detectar alterações nas células do colo do útero, uma das principais ferramentas de rastreio e identificação do câncer de colo do útero, que é a terceira maior causa de mortes prematuras de mulheres no Brasil.
Leia também: MPF vai investigar atendimento médico de indígena morto em Manaus
No Estado do Amazonas, a taxa de incidência de câncer de colo de útero é 102% maior que a média nacional. O índice de mortalidade também é alto, são cerca de 23 mortes mensais.
A ginecologista e obstetra Patrícia Brito lembra que todas as mulheres devem fazer o exame preventivo regularmente.
“A regularidade é muito importante, principalmente porque pode ocorrer resultados falso-negativo. A taxa pode chegar até 15% dos resultados. Então, fazendo regularmente o exame, a chance de obter um resultado não-fidedigno diminui, e podemos identificar a doença nos estágios iniciais, com 100% de cura.”
Patrícia Brito, ginecologista e obstetra
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a professora vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Sônia Souza, que sofre com hipotireoidismo, relatou se sentir insatisfeita com a atuação do Manausmed.
“Na maioria das vezes, segundo atendentes, o médico já está com agenda completa. Eles sempre pedem para agendarmos no 1° dia útil do mês. Caso você perca o dia do agendamento, terá que aguardar o mês seguinte. Este ano não consegui agendar pediatra para meu filho. Em relação a mim mesma, eu até já desisti de me consultar com endocrinologista. Só existe um especialista [que atua na área e no Manausmed]. Desde que fui diagnosticada com hipotireoidismo há 5 anos, só consegui ir a uma única consulta com esse endocrinologista”, relatou Sônia Souza, que é servidora da Semed.
Precariedade
Em agosto de 2023, a Prefeitura de Manaus elevou de 3% para 4,5% o percentual de contribuição descontado do salário dos servidores municipais que utilizam os serviços do Manausmed, alegando que o reajuste reequilibraria as finanças do fundo que custeia o serviço.
No mês passado, professores estiveram na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para cobrar esclarecimentos sobre os avisos de licitações para a contratação de serviços de plano de saúde destinados aos servidores da capital amazonense.
Os dirigentes do Sindicato de Professores e Pedagogos de Manaus encaminharam, na época, um documento ao presidente da CMM, o vereador Caio André, solicitando que ele fizesse uma Audiência Pública (AP) para discutir, com transparência, as contas do Manausmed.
Recentemente, em fevereiro, após pressão popular, a gestão de David Almeida (Avante) recuou de contratar a Hapvida Assistência Médica S/A para prestar serviços de plano de saúde aos servidores públicos municipais.
O vereador Eduardo Alfaia (PMN), líder do prefeito na Câmara, afirmou, na última segunda-feira, 26/2, que a contratação não irá mais acontecer.