Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Imagens onde militares do Exército aparecem fazendo gestos associados a uma facção criminosa, em um quartel em Manaus, viralizaram nas redes sociais nesta semana. O Comando Militar de Área (CMA) investiga o caso.
As fotos, que foram publicadas na Internet pelos próprios militares, mostram que além de terem feito apologia aos símbolos criminosos, os rapazes também utilizaram as fardas da instituição como balaclavas, que são gorros utilizados para cobrir o rosto. Até o momento, os jovens não foram identificados.
Leia mais: Aprovados no concurso da PM vão protestar em frente a sede do governo nesta sexta-feira, 23/8
Por meio de nota, o Comando Militar de Área informou que está ciente da situação e iniciou os procedimentos investigativos necessários para apurar os fatos, além de reforçar que “qualquer conduta incompatível com os princípios e valores das Forças Armadas será tratada com o máximo rigor”.
A nota do Exército Brasileiro destaca ainda que medidas disciplinares e legais cabíveis serão adotadas, visando assegurar o cumprimento da lei, bem como a manutenção da ordem e da disciplina militar.
A instituição conclui o texto dizendo que “o Exército Brasileiro reforça o compromisso com a ética, o respeito à hierarquia e à disciplina, reiterando que qualquer ato contrário a esses valores será tratado com o devido rigor”.