Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nesta quinta-feira, 18/4, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, abre a Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação, no auditório da academia STEM da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), localizada na avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
Este é o maior encontro do setor de CT&I realizado no Amazonas para discutir e estabelecer as políticas públicas prioritárias para a região Norte nos próximos dez anos, marcando um impulso para o desenvolvimento científico e tecnológico em todo país.
Leia mais: Lei do Bem: ministra da Ciência e Tecnologia defende atualização
De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, as Conferências de CT&I, suspensas há 14 anos, representam um marco com o retorno este ano com a discussão do plano setorial para 2025 a 2035.
“As últimas conferências municipais, estaduais, regionais e nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorreram em 2010. De lá para cá, foram 14 anos sem discussões sobre CT&I. O presidente Lula, no ano passado, convocou a Conferência Nacional de CT&I, que obviamente é o grande momento que consolida as propostas para a nova política de CT&I, do que ocorreu em todos os estados. Nós temos a presença confirmada de todos os governadores da região Norte e da ministra Luciana Santos.”
Revela Serafim Corrêa.
As decisões tomadas na conferência regional serão encaminhadas para a etapa nacional, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 04 a 06 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).
O painel de abertura do evento terá como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e será dividido em quatro eixos temáticos: I – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; II – Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
Em março deste ano, após dois dias de debates, a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (CT&I) formulou propostas de políticas públicas que serão apresentadas na conferência regional. O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Sedecti.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas pelo site da 4.events. O evento é gratuito e reunirá a sociedade civil, empresários e agentes públicos.
A solenidade de abertura contará com a presença da ministra Luciana Santos, do governador do Amazonas, Wilson Lima, e demais governadores dos outros seis estados da região Norte. O evento encerra no dia 19 de abril.
Ministra comparece à Câmara nesta quarta
Nesta quarta-feira, 17/4, a ministra Luciana Santos discutiu o plano de ações e políticas de governo no setor na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, durante audiência pública.
O requerimento para realização do debate é dos deputados Nely Aquino (Pode-MG) e Márcio Jerry (PCdoB-MA) para conhecer as prioridades da pasta para este ano com especial atenção as voltadas aos preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, programada para ocorrer de 4 a 6 de junho deste ano.
“Ações que têm o potencial de influenciar significativamente o avanço tecnológico, a inovação e a pesquisa científica no País. Após um hiato de 14 anos, a conferência tem como meta coletar sugestões da sociedade para moldar a Estratégia Nacional de CT&I para a próxima década”, ressaltou Nely Aquino.