Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Pedestres e motoristas têm enfrentado dificuldades para transitar na avenida Francisco Queiroz, no conjunto Manoa, na zona Norte de Manaus, devido aos congestionamentos frequentes no local. A principal reclamação dos frequentadores é o estacionamento irregular de veículos.
Principal via do conjunto, a avenida recebe um fluxo intenso de veículos, já que abriga uma área comercial com diversas lojas e comércios.
Em 2021, a via passou a adotar o sistema binário: a Francisco Queiroz ficou com sentido único a partir da avenida Max Teixeira em direção ao conjunto Manoa, enquanto a rua Pascoal Mazzilli teve o tráfego alterado no sentido Manoa para Max Teixeira.
De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a medida visava oferecer mais acessibilidade e melhorar a trafegabilidade nessas vias.
No entanto, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve na região e conversou com pedestres e motoristas, que continuam reclamando das dificuldades de locomoção e da falta de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis.
“O trânsito aqui está horrível, não é brincadeira. E esses carros estacionados atrapalham, pois estacionar desse lado aqui não pode. Mas cadê a fiscalização? Não tem. Isso atrapalha a passagem de quem quer ir e dificulta a vida de quem está a pé. O pedestre tem que andar pelo meio da rua”, reclama Gilberto Vasconcelos.
Leia mais: Manaus terá 13 feriados em 2025, sendo nove em dias úteis
Além disso, a falta de segurança é outra preocupação dos frequentadores da área. Rosiane Alves destaca que “o trânsito atrapalha muito, principalmente quando passamos com crianças. Eles não param, não respeitam os pedestres”, diz ela.
Os estacionamentos irregulares também impactam motoristas de aplicativos e taxistas, que enfrentam dificuldades para buscar ou deixar passageiros. Devido à grande movimentação, muitas vezes eles precisam estacionar em fila dupla, o que aumenta ainda mais o congestionamento.
“Está horrível, muito congestionado. Eu acredito que aqui tem muitas faixas de pedestres. O que causa o maior congestionamento são os pedestres atravessando. Eu acho que deveria ter uma passarela ou alguma solução para essa situação e mais segurança”, afirma o motorista de aplicativo, Ramiro Silva.
Resposta
A reportagem entrou em contato com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que, por meio de nota, informou: “A demanda foi encaminhada ao setor de fiscalização do órgão, que irá reforçar as medidas necessárias para resolver o problema na via.”