Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após as recentes intervenções viárias nas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, na zona Centro-Sul de Manaus, muitos motoristas e pedestres relatam que as mudanças trouxeram novos problemas, como o aumento do tempo parado nas vias.
Em entrevista ao Jornal da Rios, da Rádio RIOS FM 95,7, o engenheiro civil e vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Robson Ferreira, classificou as alterações como “questionáveis” devido à quantidade de semáforos na via, que funcionam como pontos de retenção.
“As mudanças na Djalma Batista foram feitas num período em que a cidade estava vazia, mas agora são questionáveis. Criaram um semáforo a cada menos de 300 metros, em alguns trechos até a cada 200 metros, prejudicado os motoristas com essa quantidade de sinais”, afirmou ele.
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O especialista ressaltou que, em Manaus, nos últimos 20 anos, apenas duas grandes vias foram criadas para melhorar o fluxo, a avenida Governador José Lindoso (Torres) e avenida das Flores, interligando as zonas Sul e Norte. No entanto, mensalmente, cerca de 5 mil novos veículos são emplacados na cidade.
“As vias que mais recebem veículos continuam as mesmas há 30 anos. Precisamos de intervenções viárias como elevações de vias, pois não há mais espaço para alargamentos. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já adotam esse modelo. O que falta é uma visão técnica e não apenas pontual, pois o que se resolve em um trecho acaba criando problemas em outro”, explicou o engenheiro.
Mudanças viárias
As alterações no trânsito da zona Centro-Sul de Manaus incluíram mudanças nos sentidos de vias adjacentes, instalação de novos semáforos e abertura de canteiros centrais, entrando em atividade no dia 20 de janeiro.
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O objetivo era criar um fluxo contínuo para os veículos que seguem em direção aos bairros. A expectativa inicial era de uma redução de 15 a 20 minutos no tempo médio de deslocamento, mas na prática, as mudanças geraram retenção para os motoristas e dificuldades para o deslocamento de pedestres.