Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Na avenida Lourenço da Silva Braga, localizada no Centro de Manaus, zona Sul, o corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada caída ao chão na manhã de sexta-feira, 26/7, próximo ao Comercial Frut Vale.
De acordo com a perícia, a mulher apresentava um corte profundo na garganta e múltiplas perfurações pelo corpo.
O suposto autor do crime foi identificado como Fábio Ferreira de Souza, de 41 anos, que seria o “companheiro” da vítima que, após o ocorrido, fugiu do local, tornando-se alvo da investigação da polícia, que iniciou uma intensa busca pelo suspeito.
A Polícia Militar do Amazonas foi acionada para preservar e fazer a perícia do local do crime enquanto o Instituto Médico Legal (IML) não chegava para remover o corpo. Os procedimentos de praxe para a realização da necropsia foram iniciados para determinar as circunstâncias exatas da morte e a identidade da mulher.
A avenida Lourenço da Silva Braga é uma área movimentada da zona Sul de Manaus, conhecida por sua atividade comercial, onde fica localizada a Feira da Manaus Moderna e o Mercado Adolpho Lisboa, locais de venda de produtos diversos, além dos alimentícios, às margens do Rios Negro.
Violência contra a mulher no Amazonas
A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência no Brasil, segundo o boletim “Elas Vivem: liberdade de ser e viver”.
Só no Amazonas, durante todo o ano de 2023, foram registrados 4.689 casos de violência contra mulheres no Amazonas, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM). A faixa etária mais afetada foi a de 10 a 19 anos, seguida pela faixa de 20 a 39 anos.
Segundo o levantamento, os casos tendem a aumentar em datas festivas, como Natal e Ano Novo, devido ao consumo de álcool, que potencializa a conduta violenta do agressor.
O Protocolo “Não é Não”, instituído pela Lei 14.786, de 28 de dezembro de 2023, é uma ferramenta no combate à violência contra a mulher.