Gabriel Lopes – Rios de Notícias
BOCA DO ACRE (AM) – Os rios Purus e Acre atingiram a cota de inundação, na região do município de Boca do Acre, a 1.559 quilômetros de Manaus, após medirem na segunda-feira, 4/3, 19,33 metros, estando 20 centímetros acima do índice do transbordamento de 18,80 metros.
De acordo com o secretário de Defesa Civil do município, Jony Noronha, mais 100 residências já foram afetadas pela enchente em Boca do Acre, além de uma família que está desabrigada e outra desalojada. “Já colocamos o nosso plano de contingência em prática, e já estamos dando a nossa primeira resposta ao desastre”, declarou.
Leia mais: Rio Acre aumenta dez centímetros e chega a 17,75 metros
O prefeito de Boca do Acre, Zeca Cruz, explica que ações de pronta resposta já estão sendo executadas há uma semana, agora mais efetivamente, visto que as ruas da cidade já estão sendo tomadas pelas águas dos rios Purus e Acre.
“Nós estamos aqui preocupados com essa situação. Estamos verificando a situação de distribuição de água potável, atendimentos de saúde e outros atendimentos necessários que o povo possa precisar”
Zeca Cruz, prefeito de Boca do Acre
As famílias que tiveram que sair de casa estão alojadas na Escola Municipal Professora Nilce Avilar, no bairro Platô do Piquiá, no município.“Nós estamos trabalhando. Nesse momento há uma equipe grande de secretarias munidas de toda a estrutura que tem disponível, para atender as questões que a gente puder minimizar o sofrimento e os constrangimentos que a enchente traz“, completou.
A situação também é preocupante em Guajará, localizado a 2.068 quilômetros de Manaus, com a possibilidade de inundação gradual às margens do Rio Juruá. Já em Envira, a 1.778 quilômetros da capital, o rio Tarauacá está em elevação gradual, atingindo mais de 16 metros nos últimos dias.
Cheia no Acre
A capital acreana, Rio Branco, já passa pela segunda maior enchente registrada, segundo dados da Defesa Civil local. O rio Acre bateu a marca de 17,75 metros na medição desta segunda-feira, 4/3, com aumento de dez centímetros em relação ao domingo.
A orientação da Defesa Civil é que a população do Acre esteja preparada para possíveis evacuações, além da necessidade de seguir as instruções das autoridades locais.