Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma série de medidas emergenciais de ajuda humanitária para os municípios afetados pela estiagem de 2024 está sendo enviada pelo Governo do Amazonas, como cestas básicas, caixas d’água e balas de oxigênio. As ações foram anunciadas pelo governador Wilson Lima nesta terça-feira, 13/8.
Segundo o governador, a estiagem começou quatro meses antes do previsto. A prioridade desta primeira remessa será para os municípios e comunidades que fazem parte das calhas do Juruá, Purus e Alto Solimões, enquadrados no decreto de emergência ambiental assinado no mês de julho pelo governador.
“Estamos enviando alimentos para a calha do Alto Solimões para ajudar em seis municípios. Esse trabalho de deslocamento e apoio logístico veio pela Defesa Civil e pelo Exército, para o momento em que o Estado mais precisa. Também estão sendo embarcadas caixas d’água para o armazenamento de água potável. Mais de 31 toneladas de alimentos estão sendo enviadas. Algumas comunidades já enfrentam dificuldades devido ao baixo nível do rio Negro. Este ano, tivemos um adiantamento dessa seca”, afirmou Wilson.
Leia mais: Ipem-AM interdita 5 mil tijolos irregulares em loja de material de construção em Manaus
Segundo as ações preventivas do governo estadual, estão sendo observadas a entrega de oxigênio e medicamentos, principalmente no município de Envira, no interior do estado, um dos mais afetados pela estiagem. Até o momento, cerca de 80 mil pessoas estão sendo prejudicas pela seca.
Queimadas
Wilson também falou sobre as queimadas no Amazonas. Segundo ele, os maiores focos estão em assentamentos ambientais, responsabilidade do governo federal, “A ajuda do governo federal ainda é muito incipiente para o tamanho do estado, mas estamos com mais de 300 homens para ajudar nesse combate, na região metropolitana e principalmente no Sul do Amazonas”, concluiu o governador.