Redação Rios
MANAUS (AM) – O Museu da Amazônia (Musa), no bairro Cidade de Deus, zona Leste da capital, foi o cenário na manhã desta sexta-feira, 21/4, feriado de Tiradentes, de uma ação para conscientizar sobre o descarte regular de lixo e de como evitar erosões e alagamentos na cidade, envolvendo 50 crianças da escola municipal Ignes de Vasconcellos, situada no bairro Jorge Teixeira, também na zona Leste.
A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Manaus e possibilitou que os alunos percorressem as trilhas do museu, um dos principais cartões-postais da cidade, conhecendo espécies da flora amazônica, orquidário, aquários com espécies de peixes da região, um lago com vitória-régia, além da torre de observação, um dos locais preferidos dos turistas.
“O lixo descartado nas ruas, chega aos nossos igarapés e é levado pelas fortes chuvas até as tubulações de redes de drenagem e até os bueiros, causando obstrução, desanelamento e, consequentemente, alagamentos e erosões que atingem diretamente os moradores em vários bairros de Manaus. Essa ação da Seminf é para garantir a conscientização desde cedo e traz resultados muito positivos”
Alessandro Rodrigues, superintendente da UEP-Seminf
Os alunos se tornam multiplicadores de informações para levar até os pais, em casa, a importância de não jogar lixo nas ruas e nas águas. “Foi muito legal sair da sala de aula e vir aqui conhecer a floresta, os peixes, a vitória-régia e ainda ouvir as palestras sobre como jogar o lixo de forma correta, para que não chegue até o igarapé e cause alagamento. Eu já vi muita casa alagar durante a chuva e eu não quero que a minha alague, por isso eu sempre joguei o lixo na lixeira”, disse a estudante Alehandra Vitória, de 10 anos.
As ações de conscientização ambiental realizadas pela da Prefeitura irão continuar durante todo o ano, em diversos bairros da capital.
* Com informações da assessoria