Redação Rios
MANAUS (AM) – Iniciou nesta quinta-feira, 21/3, um mutirão de ações de cidadania com os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), em Parintins, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
O mutirão acontece das 8h às 16h e oferta serviços básicos para a população do município, distante 369 quilômetros de Manaus, até o próximo sábado, 23/3, no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Gláucio Gonçalves.
Os atendimentos desta quinta-feira foram reservados aos estudantes das escolas públicas da cidade. A medida é uma solicitação das coordenadorias municipal e estadual para garantir que todos os jovens tenham os documentos necessários para participar das provas de vestibular.
Leia também: Governo prevê investimento de R$ 665 milhões para jovens negros
Na sexta-feira, 22/3, e sábado, 23/3, o público geral terá acesso aos serviços que incluem emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão da declaração de hipossuficiência para segunda via do Registro da Certidão de Nascimento (RCN) e orientações sobre o programa do Governo do Estado para idosos, o Idoso Empreendedor.
Serão distribuídas 150 senhas de atendimento na sexta-feira e outras 100 senhas no sábado para o atendimento geral.
O cidadão também poderá ter acesso a serviços da Receita Federal, por meio do Ponto de Atendimento Virtual (PAV); ao cadastro e orientações sobre o programa Crédito Rosa, da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas); e do Crédito Mais Inclusão, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
As atividades destes três dias serão realizadas no auditório do CETI para garantir mais conforto à população parintinense.
PAC Parintins
Coordenado pela Secretaria Executiva de Cidadania (Secid) da Sejusc, o PAC Parintins, localizado na rua Jonathas Pedrosa, quadra 63, lote 217, no bairro Centro, ainda oferece outros serviços à população, desde programas e projetos da secretaria, como de demais órgãos estaduais e privados.
Durante a semana, o usuário pode, ainda, realizar atendimentos e orientação do Bradesco; do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA/Amazonas); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Jucea, Junta Militar; Instituto de Defesa do Consumidor (Procon); Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Sistema Nacional de Emprego (SINE).
*Com informações da assessoria