Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Famílias dos bairros Alvorada e Dom Pedro I, localizados na zona Centro-Oeste da capital amazonense, enfrentam o desabastecimento de água há mais de 24 horas. A falta de água iniciou na manhã de sábado, 30/12, e persiste neste domingo, a poucas horas de 2024. Sem o serviço, moradores se viram obrigados a mudar os planos de passar a virada de ano em casa.
A administradora Luana Alencar de Oliveira, de 30 anos, era uma das pessoas que planejava comemorar o Réveillon com a família em casa, na rua padre Antônio Vieira, no bairro Dom Pedro I. No entanto, desde às 9h de sábado, 30/12, percebeu que a água estava com menos pressão e fraca. Já por volta de 12h o abastecimento de água ficou completamente zerado.
Sem água, Luana contou ao portal RIOS DE NOTÍCIAS que não sabe se a festa de fim de ano vai acontecer em casa, como tinha planejado a principio.
“É complicado. Dependemos da água para tudo, ainda mais hoje, em dia de comemoração. O Ano-Novo seria comemorado na minha casa. Hoje, não sabemos se vai permanecer. Estou torcendo para que volte logo”, disse.
Conforme Luana, o desabastecimento de água é incomum no bairro, e por isso ficou surpresa em ficar um dia inteiro sem o serviço. Para lidar com a situação, ela e a família compraram água mineral para tomar banho, lavar louça e realizar outras atividades do dia a dia. “A falta de água afeta 100% do dia de quem fica em casa”, disse Luana.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS teve acesso a um vídeo publicado por moradores da rua Violeta Areosa, no bairro Alvorada, que, de acordo com eles, a falta de água persiste há três dias.
O fim de ano da analista administrativa Ana Carolina Neris, de 35 anos, também foi diretamente afetado com a falta de água repentina. Moradora da rua Mayoruna, bairro Alvorada, Ana afirmou que não consegue realizar afazeres básicos da casa, assim como outros vizinhos.
“A sensação que fica é de irritação, pois não se pode fazer o mínimo em casa, como por exemplo, tomar um banho”, relatou.
A reportagem entrou em contato com a concessionária Águas de Manaus, que presta o serviço na capital, para saber o motivo da falta de água. De acordo com a empresa, está sendo realizada uma “manutenção emergencial para corrigir um vazamento na Avenida Pedro Teixeira”.
“Em decorrência disso, o abastecimento de água pode apresentar oscilações nos bairros Dom Pedro e Alvorada. A previsão é que o serviço seja concluído na tarde deste domingo (31), com o abastecimento retomado de forma gradativa, na sequência”, concluiu a empresa, em nota.