Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Nacional Futebol Clube, considerado o maior campeão do futebol amazonense, anunciou oficialmente nessa segunda-feira, 27/11, a contratação do treinador bicampeão brasileiro Marcelo Vilar para a temporada de 2024. O técnico natural de Fortaleza (CE), tem 62 anos, e estava no Icasa, seu último trabalho na Série B do Campeonato Cearense.
Marcelo Vilar comandou diversos times nordestinos de peso, como Botafogo-PB e Ferroviário-CE, com os quais conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2013 e 2018. Vilar é pós-graduado pela Universidade de São Paulo e graduado em Educação Física. Começou a carreira em 1984, mas foi em 1996 que comandou sua primeira equipe profissionalmente, o Itapipoca-CE.
Em 1997, o treinador foi campeão estadual pelo Ceará. Em 2001, conquistou a Copa São Paulo de Juniores com o extinto Roma Barueri (atual Grêmio Barueri). Em 2006, ganhou notoriedade ao assumir interinamente o Palmeiras.
Leia também: Manaus e Belém podem ter jogos do Flamengo no Carioca, afirma Landim
Hoje, Marcelo Vilar chega ao Nacional para substituir João Carlos Ângelo, que trabalhava na montagem do elenco junto ao Departamento de Futebol, porém, não pôde assumir a equipe por questões familiares. O diretor executivo de futebol, Fernando Gaúcho, explicou a escolha do nome.
“É um treinador experiente, com títulos brasileiros e estaduais ao longo da carreira. Já fui atleta dele [enquanto jogador] e sei da sua capacidade. Queremos fazer um trabalho grande, do tamanho do Nacional, que é o maior clube do estado”, relata.
Campeonato de 2024
O Nacional FC vai disputar o Campeonato Amazonense de 2024, competição a qual integra o Grupo A, e terá como adversários Amazonas, Operário, Manaus e Alvorada. A estreia do Leão da Vila Municipal no Barezão será diante do São Raimundo.
Data, horário e local da partida ainda serão divulgados pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).