Roger Matos – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Nacional precisava reverter a desvantagem de dois gols, imposta no jogo de ida, para avançar às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Conseguiu marcar três com Iury Tanque, mas não evitou os gols do Bahia de Feira, marcados por Ronan e Everton Kanela, e está eliminado da competição. O Naça venceu a partida por 3 a 2, mas o Tremendão levou a vaga pelo 4 a 3 no placar agregado.
Jogando em casa, o Nacional se lançou ao ataque e, na primeira tentativa ao gol, rebote na área e Ítalo arrematou para fora. O Bahia de Feira respondeu, aos 15 minutos, e complicou para o Naça. Cazumba puxou contra-ataque pela esquerdo e cruzou para Ronan vencer a marcação e balançar as redes, deixando maior a vantagem do Tremendão.
Atrás no placar, o Naça teve Paulinho expulso aos 26 minutos, após falta forte sobre Ronan, revisada no VAR pelo árbitro. A vantagem numérica fez a equipe baiana recuar e os donos da casa encontravam dificuldades para infiltrar na defesa adversária.
Após o intervalo, o Nacional veio modificado e disposto a virar a partida. Com mais posse de bola, o azulino criou oportunidades. A insistência trouxe a recompensa aos 25 minutos, quando Kiko avançou pela esquerda até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Iury Tanque, antes de o goleiro, tocar para o fundo das redes. O Naça pouco comemorou. No minuto seguinte, Everton Kanela recebeu lançamento, ganhou de Iago pela direita e cruzou, mas a bola foi direta para o gol e surpreendeu Jonathan. Visitantes novamente em vantagem.
O Nacional não se deu por vencido. Iury Tanque cobrou falta da meia-lua, a bola desviou na barreira e Alan nada pôde fazer para evitar o 2 a 2. Na saída de bola, o atacante Everton Kanela foi expulso e o Nacional intensificou as ações ofensivas.
Aos 46 minutos, Ítalo foi derrubado na área após cobrança de escanteio e o árbitro marcou pênalti para o Nacional. Iury Tanque bateu cruzado, Alan defendeu, mas sem firmeza suficiente para evitar a virada do Naça. As inúmeras paradas no segundo tempo renderam quinze minutos de acréscimos, o Nacional pressionou, mas não conseguiu o gol que levaria a partida para os pênaltis.
Eliminado da Série D, o Nacional encerra 2023 e, na próxima temporada, disputará apenas o Campeonato Amazonense. Classificado ao confronto do acesso, o Bahia de Feira aguarda adversário.