Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Amazonas obteve o 7º melhor desempenho do Brasil na área da Segurança Pública, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). Especialista ouvido pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS afirma que a posição não reflete a realidade da segurança no estado.
O estudo foi divulgado na última sexta-feira, 21/2, e aponta que, no levantamento geral, o Amazonas ocupa o 1º lugar entre os estados da região Norte, tendo subido sete posições e alcançado uma nota de 63,78/100.

A ferramenta que analisa a gestão pública leva em conta aspectos como Segurança Patrimonial, Qualidade da Informação de Criminalidade e Segurança Pessoal, sendo ao todo 10 indicadores criminais.
No entanto, o coronel Amadeu Soares, ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em entrevista ao riosdenoticias.com.br afirmou que os dados não condizem com o cotidiano dos amazonenses.
“Não acredito que os dados refletem a realidade. Não temos polícia nas ruas, os salários estão defasados, e o governo não tem argumentos plausíveis para dizer que reduziu algum indicador de violência por meio de ações regulares dos órgãos de segurança”, declarou Amadeu Soares.

O coronel ressaltou que, apesar da convocação de 1.073 novos profissionais anunciada pelo governador Wilson Lima (União), o número não é suficiente para suprir a defasagem atual no estado.
“Essa convocação não supre a defasagem. Hoje, temos cerca de 8 mil profissionais: 2 mil atuando no interior, mil à disposição, mais mil em unidades especiais. Restam 4 mil, mas tirando férias, licenças e funções administrativas, sobram apenas 3 mil. Dividindo por escalas de plantão, não temos nem 80 viaturas por turno”, explicou ele.
Ele também destacou a precariedade da Polícia Civil, com delegacias fechadas por falta de efetivo: “Com essa força, no máximo conseguimos atender o disque denúncia 190. A Polícia Civil também está muito defasada, com muitas delegacias fechadas. Nesse cenário, como o governo pode afirmar que reduziu indicadores? como?”, questionou o coronel.
Posição do Amazonas no ranking
De acordo com a série histórica do pilar de Segurança Pública, o Amazonas ocupava a 24ª posição em 2022, subiu para 14º em 2023 e, este ano atingiu o 7º melhor desempenho do país.
O atual secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, celebrou o avanço e afirmou que este é o melhor resultado já alcançado pelo estado.
“Esse é um resultado histórico para o povo do Amazonas e para todos nós do Sistema de Segurança Pública. Esse ranking evidencia todo um trabalho coordenado pelo governador Wilson Lima, e iremos em busca de resultados ainda mais surpreendentes”, afirmou Almeida.