Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A cantora e dançarina Gretchen não poupou críticas aos comentários machistas proferidos por alguns participantes homens do BBB 24. A polêmica teve início durante uma conversa na segunda-feira, 22/1, dentro da academia da casa, envolvendo os participantes Vinicius, Rodriguinho, Juninho, Luigi e MC Bin Laden.
“Desrespeito!!! Nós não somos objetos. Ridículo. Rudimentar. Podres. Tô indignada!!!”, expressou Gretchen diante das atitudes dos homens, destacando que o episódio representa um claro desrespeito às mulheres.
Leia também: No ‘BBB 24’, Rodriguinho sugere que Isabelle estaria seduzindo Vinicius para ter vantagem
Em uma live nas redes sociais, Gretchen criticou a postura dos homens da casa em relação às mulheres, e aproveitou para mostrar o momento em que os participantes da casa falaram de Isabelle.
“Eles foram escolhidos a dedo, os modelos do que não deve ser homem. Olha a que nível nós estamos sendo levadas neste programa que está mostrando exatamente como os homens nos tratam. São vários homens que estão ali, de vários lugares diferentes, de várias profissões diferentes e falando uma coisa dessa da Isabelle”, disparou a cantora.
Gretchen, que já havia declarado sua torcida pela cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, voltou a defendê-la das acusações, ressaltando que independente de qualquer relação pessoal, uma mulher não deve ser desrespeitada.
“Não é que Isabelle é melhor que as outras. Eu conheço a Isabelle, não a cunhã-poranga. Conheço a Isabelle menina, mulher, amiga. E independente de ser minha amiga, de ser conhecida, de ser quem ela é, ela é mulher e não tem que ser desrespeitada!”, ressaltou Gretchen.
‘Podriguinho’
Nas redes sociais, a repercussão negativa atingiu um ponto em que os internautas começaram a apelidar Rodriguinho, um dos envolvidos na polêmica, de ‘Podriguinho’. A expressão foi adotada como forma de repúdio às atitudes do participante durante a conversa na academia.
A indignação dos espectadores passou a ser maior, muitos agora torcem abertamente pela eliminação de todos os participantes envolvidos na discussão. “Mas Boninho já se arrependeu tanto de colocar esse Podriguinho aí”, disparou um dos internautas nas redes sociais.
O episódio gerou uma verdadeira onda de repúdio, mostrando que essas atitudes machistas e sexistas não estão sendo toleradas pelo público e podem ter grandes impactos na trajetória dos participantes dentro do programa.
Como aconteceu
A cena que gerou a crítica da cantora aconteceu quando MC Bin Laden aconselhou Vinicius a ter cuidado com seus sentimentos em relação a Isabelle, participante do programa.
Juninho seguiu com um comentário que insinuava que Isabelle poderia usar o colega de confinamento em seu benefício no jogo, alegando que ela poderia aplicar estratégias de sedução.
“Tem que tomar muito cuidado para ela não te usar no jogo. A gente sabe que às vezes as coisas funcionam por esse caminho. Ela vai utilizar isso se for necessário”, alertou Juninho.
O cantor Rodriguinho acrescentou um comentário de teor sexista ao sugerir que Isabelle estaria seduzindo Vinicius para obter vantagens no jogo, utilizando a expressão “cuidado com o golpe de xereca”.
‘Índia’
Nos primeiros dias de confinamento na casa, outra polêmica envolveu Rodriguinho e a amazonense. Logo após se tornar líder, o cantor protagonizou um momento controverso ao chamar Isabelle Nogueira de “índia” durante a dinâmica “Na Mira do Líder”, que indica três pessoas para uma possível indicação ao paredão.
“Vou dar a pulseira para ‘nossa índia’”, disse ele que foi corrigido em seguida pelo apresentador Tadeu Schmidt informando que o nome dela era Isabelle.
O episódio ganhou destaque não apenas pela fala, mas pela postura de Isabelle, que repreendeu o colega de confinamento e ainda deu “uma aula” de conscientização sobre a importância das palavras.
“Nós estamos em reconexão e retomada. É porque o termo ‘índia’ é meio pejorativo. Porém, o mundo está compreendendo isso agora. Quando você for falar, é ‘indígena’ ou ‘povo originário’”, ensinou.
Posicionamento
O perfil oficial de Isabelle Nogueira também se manifestou sobre o ocorrido dentro da casa, classificando a atitude como “machista, sexista e misógina“.
“Infelizmente, a discriminação e a redução das mulheres apenas ao ato sexual ainda persistem como uma preocupante realidade nos dias atuais (…) Diante do jogo limpo e da integridade que Isabelle tem demonstrado, não toleraremos que ela seja diminuída e reduzida a um ‘golpe de xereca’ por um homem a quem ela já deixou claro não despertar interesse”, publicou a equipe da sister.