Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O samba, uma das expressões mais marcantes da cultura popular brasileira, tem o poder de conquistar corações em ritmo de folia. Foi nessa cadência de alegria e acolhimento que a GSRES Andanças de Ciganos, há muitos anos, recebeu Rayssa Santos, atual Rainha da Bateria da escola, que nesta quinta-feira, 16/1, completa 49 anos de história.
“Eu não consigo descrever em palavras o que a Andanças significa na minha vida. Eu sinto muito amor e emoção. É um lar pra mim, que me acolheu desde que entrei no mundo carnavalesco. É como um pai, que me ajudou a realizar sonhos, e é onde eu amo estar”, declarou Rayssa ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
Festa de aniversário
Embora o aniversário oficial seja comemorado nesta quinta-feira, a grande festa está marcada para o próximo sábado, 18, a partir das 19h, na quadra da Andanças de Ciganos, localizada na avenida Borba, bairro Cachoeirinha, na zona Sul de Manaus. O evento promete reunir a comunidade, sambistas e apaixonados pelo Carnaval.
“A noite será de muita alegria, samba no pé e grandes atrações para animar nossa comunidade e os amantes do Carnaval. É uma data especial para celebrarmos juntos”, destacou Vilson Benayon, presidente da escola.
Atrações da noite
A celebração contará com um show especial do cantor Guto Lima, que promete embalar a festa com muito arrocha. O evento também terá a presença ilustre da escola de samba coirmã Aparecida, reforçando o espírito de união e parceria entre as agremiações.
A Bateria Vai ou Racha, considerada o coração pulsante da Andanças de Ciganos, fará um espetáculo à parte, garantindo o ritmo inconfundível que move o samba. Além disso, a banda Tribo da Toada trará um toque especial de diversidade musical, enriquecendo ainda mais a festa.
Um legado de quase cinco décadas
Com 49 anos de história, a Andanças de Ciganos construiu uma trajetória marcada por conquistas, tradição e dedicação à cultura popular. Fundada com o propósito de levar alegria e samba às ruas de Manaus, a escola se consolidou como uma das grandes forças do Carnaval amazonense, carregando com orgulho as cores vermelho, branco e azul, e representando a garra da Zona Sul.
“Parabenizo todos aqueles que, diariamente, fizeram e fazem parte da construção da nossa escola. Cada setor, cada membro que se doa por amor. Que possamos juntos comemorar e celebrar a união, a felicidade e o orgulho de ser ‘Ciganos’. Que essa data se repita por muitos anos e seja sempre marcada por festas tão grandiosas quanto esta”, declarou a rainha de bateria, Rayssa Santos, em tom de emoção.
A festa de aniversário é aberta ao público, e a Andanças de Ciganos convida todos a compartilharem esse momento especial, celebrando o samba, a tradição e o espírito carnavalesco que movem a escola há quase cinco décadas.