Da Redação
MANAUS (AM) – Em menos de uma semana desde a sanção da lei que suspendeu a instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC) em Manaus, a concessionária Amazonas Energia divulgou nesta quarta-feira, 5/4, que em cinco bairros onde os novos equipamentos foram instalados houve uma diminuição de, aproximadamente, 41% em perdas de energia elétrica.
O levantamento foi realizado durante o mês de fevereiro, nos bairros Cidade Nova, Lagoa Azul, Nova Cidade, Parque 10 e Planalto. Na soma total de desperdício, antes da instalação do SMC, a perda nessas áreas correspondia a 63,19%. Após a instalação do aparelho e troca de cabeamento o percentual baixou para 22,34%, garantindo uma redução de 40,85%.
Outro ganho adicional para a população, conforme a Concessionária, é a diminuição da sobrecarga de energia devido ao desvio e as ligações clandestinas geram uma sobrecarga no sistema.
“Quando a retirada de energia é maior do que a prospectada, gera uma sobrecarga e as máquinas projetadas para um consumo normal não suportam este excedente ilegal, desligando ou até queimando”
Radyr Gomes, diretor institucional da Amazonas Energia
Instalação
Ao todo, 12 bairros já foram contemplados com o novo equipamento SMC, com o total de 16.251 unidades consumidoras instaladas.
Além dessas instalações, o projeto de melhoria já promoveu a troca de 471 transformadores, adequando as cargas fornecidas em 60 alimentadores nos bairros Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Antônio Aleixo, Colônia Santo Antônio, Lago Azul, Lírio do Vale, Mauazinho, Nova Cidade, Novo Aleixo, Parque Dez, Planalto e Tarumã.
O combate às perdas de energia é uma das obrigações assumidas pela Amazonas Energia no contrato de concessão. Para isso, a empresa apresentou um Plano de Combate às Perdas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dezembro de 2021, prevendo a instalação de 480 mil pontos até 2030.
*Com informações da assessoria