Redação Rios
MANAUS (AM) – No mês da campanha do Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar toda a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem. O médico urologista da Policlínica Codajás pontua as principais causas da doença e a importância de fazer a consulta de rotina anualmente.
O câncer de próstata se desenvolve quando as células da próstata se multiplicam anormalmente e formam um tumor. Este crescimento exagerado pode sair do controle e ir para outros locais do corpo, conhecido como metástases, podendo levar ao óbito.
Segundo o urologista da Policlínica Codajás, Flávio Antunes, a principal causa de aparecimento para esta doença nos homens é o fator genético, porém, também pode surgir em casos de obesidade, diabetes, colesterol alto, avanço de idade, bem como fatores ambientais, como uso contínuo de cigarros e exposição a produtos químicos.
Leia também: Automonitoramento: um hábito essencial para quem vive diabetes
O médico explica, ainda, que a doença não apresenta sintomas iniciais, pois ela surge em uma camada fina na parede da próstata e não causa qualquer tipo de incômodo, até que com o tempo cresce. “Com o passar o tempo ela aumenta e encosta no aparelho urinário, então vem os sintomas iniciais, que são fluxos urinários frequentes ou fracos demais, sangue na urina, dor no quadril ou costas e entre outros”, relata.
Para encontrar a doença de início, o especialista explica que é muito importante que o homem faça consulta de rotina anualmente com o médico especialista, que irá solicitar os exames de rastreamento do câncer de próstata. O Antígeno Prostático Especifico (PSA) que é o teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente e o toque retal, bem como a ressonância de próstata, são os principais meios para identificar a doença.
Quando estes exames são feitos e existe a suspeita do câncer de próstata, então é solicitado uma biopsia, que pode confirmar ou não o diagnóstico. Ainda de acordo com o especialista, a realização do exame é um ato de cuidado e zelo com a própria vida.
“Precisamos falar também sobre o tabu que alguns homens, provavelmente por fatores culturais, acabam tendo receios de realizar o exame, mas posso dizer que a maioria dos homens que fazem o exame de toque, pela primeira vez, acham tranquilo, pois trata-se de um exame rápido de 15 segundos, sem dor e bem tranquilo, e que pode salvar vidas”, finaliza o urologista.
Atendimento
A Policlínica Codajás, disponibiliza aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimentos em Urologia, por meio de encaminhamento via Sistema de Regulação.
O diretor-geral da unidade, Ráiner Figueiredo, conta que anualmente a unidade realiza uma ação para aceleração das consultas inseridas no sistema, para atender mais homens. “Este mês ainda estamos organizando um mutirão, ainda com data a ser informada aos usuários do SUS. Além disso, também estamos realizando serviço de orientação nos setores com a nossa equipe de enfermagem, sobre a saúde do homem e tudo que engloba o corpo dele”, destacou o diretor.
*Com informações da assessoria