Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A 114ª edição do evento de inovações para o varejo mundial, o National Retail Federation (NRF), iniciou nesse domingo, 14/1, uma série de palestras que seguem até esta terça-feira, 16. O encontro que reune milhares de representantes do varejo mundial acontece na cidade de Nova York, nos Estados Unidos e traz temas atualizados voltados ao setor do varejo, como o poder da marca para encantar clientes e gerar conexão, sustentabilidade, além de habilidade e compreensão no uso da inteligência artificial.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o membro participante da delegação brasileira, Marcelo Salum, destacou que o evento cujo tema é “Faça Valer a Pena”, já em seu primeiro dia abordou pontos importantes deste nicho.
Segundo Marcelo Salum, a presidente e CEO da Levi Strauss & Co Michelle Gass destacou a importância de divulgar o propósito da marca da empresa para o consumidor. Qualquer que seja o ramo, esporte, música, em todos os lugares é importante “conectar todas as pontas e sobretudo levar a diversidade, ser presente”.
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O CEO da FedEx Corporation, Raj Subramaniam, apontou a necessidade de ser ágil e atuar em todas as pontas, enfatizando que a relação com o cliente final é fundamental. Para Raj, “conhecer bem o cliente final é fundamental para saber quais suas necessidades, e com isso “ofertar do seu pacote em tempo recorde” a resposta a essa necessidade. Além de proporcionar ao cliente, sobretudo, “informação digna a qualquer tempo, a qualquer hora” e por meio dos diversos canais de atendimento, contou Marcelo Salum.
Inteligência Artificial
Tendência, a discussão a cerca das aplicações práticas de como a tecnologia já está ajudando o varejo a gerar experiência e ganhar mais eficiência financeira, foi o enfoque do debate de Philipp Schauz, CEO da Moët Hennessy.
“Usar a inteligência artificial para que você possa conectar, para que você possa facilitar, e para que você possa ser um meio de informação e de conexão”, pontuou Philipp, de acordo com Salum.
Ele destaca que o detentor das marcas de vinho e destilados mais sofisticadas do mundo, Philipp Schauz, disse:
“Tirar a experiência além da garrafa. Você precisa levar o seu produto para o consumidor final, utilizando outros ambientes para conectar com o cliente. Você usa desse meio para que a sua marca se torne representativa, gerando conexões e levando ali, à memórias”, contou.
Sustentabilidade
Outro tema em alta nos últimos dias, sustentabilidade, foi levantado por Steve Williams, CEO da PepsiCo, transnacional estadunidense de alimentos, lanches e bebidas. Steve falou da importância das práticas de sustentabilidade na gestão dos negócios.
Segundo Salum descreveu, o empresário explanou sobre o modo de uso dos recursos de produção, “como meio de transformação, mas utilizando da melhor maneira, sobretudo, a questão do meio ambiente, para que você possa ter essa sustentabilidade, gerando conexões entre as pessoas”.