Conceição Melquíades – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), garantiu que o Festival de Parintins vai acontecer e que vai liberar recursos ao Boi-Bumbá Garantido. Em entrevista exclusiva à rádio RIOS FM 95,7, ele disse que patrocinadores já sinalizaram novo repasse de recursos.
“Gostaria de dar essa tranquilidade a todos que vai acontecer [o Festival], como manda tradição. O Governo do Amazonas cumpriu com sua parte, tanto com Garantido como com Caprichoso e, além do patrocínio para cada boi, trabalhamos na articulação junto à iniciativa privada e ao governo federal. Então, cada boi vai receber entre R$ 13 a R$ 14 milhões para realizar sua apresentação. Fizemos, inclusive, antecipação de recursos, que não era feito em governo anterior. Agora o Garantido precisa fazer sua parte e colocar o boi na arena”
Wilson Lima, governador do Amazonas
O comunicado se deu após anúncio da diretoria do Garantido comunicar a impossibilidade de se apresentar na edição deste ano, alegando dificuldades financeiras. Nos bastidores, artistas e equipe técnica já consideram a expulsão do atual presidente do boi, Antônio Andrade, bem como sua eventual prisão. O clima na Cidade Garantido, em Parintins, é tenso e os torcedores da Nação Vermelha e Branca estão revoltados.
Leia também: Garantido alega dificuldade financeira e ameaça não se apresentar no Festival de Parintins
O militante, fundador do Comando Garantido, e presidente de bloco carnavalesco, vereador Flávio Farias (PSC) informou ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, que é candidato à presidência do Boi-Bumbá Garantido. Ele disse que se sente indignado com essa situação, uma vez que em um prazo de quase dez dias acontece a festa, que é amplamente divulgada e atrai turistas de todo o mundo.
“O Festival de Parintins é que leva a nossa cidade para o Estado, para o Brasil e até para o mundo. Nós temos responsabilidade com nosso povo, com os turistas que aqui deixam seus recursos para circular na economia da nossa cidade e também com os patrocinadores. É com tristeza que estamos falando disso, pois o momento é para falar do que temos de melhor, dos nossos artistas”
Flávio Farias, vereador e fundador do Comando Garantid
Outros artistas do Boi-Bumbá Garantido também falaram com a REPORTAGEM, como o apresentador do boi e também vereador, Israel Paulain (Cidadania), que disse que apoia o governador Wilson Lima em sua decisão e que vai contribuir no desenvolvimento e apresentação do espetáculo. “Eu acredito na resolução de tudo para estarmos mais firme do que nunca na arena do Búmbódromo, determinados, honrando a história do maior campeão”, reforçou.
O cantor, compositor e produtor Helen Veras, conhecido como o ‘Embaixador do Folclore’, também foi enfático ao confirmar que o Boi Garantido vai “se libertar de todos esses males” e que o torcedor do Garantido vai voltar mais “forte do que nunca” e disse, ainda, que os artistas vão ser valorizados.
Leia também: Governo do Amazonas emite nota sobre carta do Garantido: ‘não vai admitir nenhuma intercorrência’
Entenda o caso
Nesta segunda-feira, 19/6, Antônio Andrade Barbosa encaminhou uma carta endereçada ao Secretário Estadual de Cultura (SEC), Marcos Apolo Muniz, alegando que o Boi-Bumbá Garantido estaria com dificuldades financeiras e devido a isso não iria se apresentar no Festival desse ano.
Ainda segundo a carta, a decisão foi tomada visando garantir o cumprimento dos compromissos trabalhistas e também evitar um possível colapso em Parintins. Antônio Andrade disse que tem recebido ameaças de morte.
No último sábado, 17/6, o ensaio da Batucada do Boi Garantido em Parintins foi interrompido por falta de pagamento dos equipamentos de som, segundo os batuqueiros. Os funcionários da agremiação também confirmaram que estão com os pagamentos atrasados.