Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 iniciam na próxima sexta-feira, 26/7, e um amazonense nascido em Parintins é a principal esperança do estado na conquista de medalhas para o país na maior competição esportiva do mundo.
A confirmação de Pedro Nunes nas Olimpíadas de Paris ocorreu no dia 8 de julho. Atualmente, o amazonense é o 16º colocado no ranking mundial do lançamento de dardo.
“A primeira fase a gente alcançou, que era ir para as Olimpíadas. A segunda etapa agora é chegar na final, e temos ciência que resultado eu tenho para estar brigando por uma medalha”, declarou o atleta que recebe apoio do Governo do Amazonas.
Pedro viaja nesta semana para Paris, mas sua estreia na competição ocorre apenas no dia 6 de agosto. Caso tudo saia como o planejado, o amazonense pode conquistar uma medalha para o estado e para o país no dia 8, na final da modalidade.
Trajetória
Já são mais de 10 anos se preparando para chegar nesse momento de representar o Amazonas na principal competição do mundo. E para isso Pedro precisou participar e conquistar muitos campeonatos, como a medalha de ouro no campeonato Ibero-Americano, disputado em maio, em Cuiabá (MT).
Vitória que deixou ele mais próximo da participação nas Olimpíadas deste ano. O Amazonas não tinha um representante nos Jogos Olímpicos desde Londres 2012, com Sandro Viana.
Amazonas nas Paralimpíadas
Pedro Nunes não é o único amazonense a representar o estado em uma competição de nível mundial. Laiana Rodrigues, Maria de Fátima e Elielton Lira se classificaram para os Jogos Paralímpicos pela delegação brasileira que é uma das potencias no mundo. O evento ocorre de 28 de agosto a 8 de setembro.
Esperança de medalhas para o Amazonas nas Paralimíadas, Laiana Rodrigues faz parte da seleção brasileira de vôlei sentado, Maria de Fátima compete pelo halterofilismo e Elielton Lira pelo judô brasileiro.