Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após a repercussão do anúncio sobre a possibilidade de greve no transporte público de Manaus, que poderia afetar mais de 8 mil trabalhadores, caso o pagamento do 13º salário não fosse efetuado até a última quarta-feira, 18/12, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviário de Manaus e Região Metropolitana, Givancir Oliveira, em conversa com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS, garantiu que o pagamento será realizado nesta sexta-feira, 20.
“O décimo terceiro vai ser pago amanhã, as duas parcelas. Ninguém gosta de receber um pagamento com atraso, né? Eles esperavam a primeira parcela no dia 30 de novembro, mas não veio. Porém, as duas parcelas vão sair amanhã, dia 20, que é o prazo final. O vale, que deveria ser pago nesta sexta-feira, foi antecipado para o dia 18, então isso é aceitável”, afirmou Oliveira.
Leia também: Greve no transporte público: mais de 8 mil trabalhadores podem paralisar se não receberem o 13º Salário
Nas redes sociais, circulou um vídeo de um motorista reclamando do atraso, mencionando que tem um filho com deficiência que necessita de cuidados especiais, incluindo alimentação adequada.
A direção do sindicato informou que se reuniu com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) para tratar da questão e buscar uma solução.
Caso o pagamento não seja efetuado até esta sexta-feira, pode haver a paralisação dos trabalhadores do transporte, com 70% da frota permanecendo nas garagens das empresas, conforme anunciado pelo sindicato.
Em nota divulgada na última segunda-feira, 17, o IMMU afirmou que “a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos usuários do transporte público e garante que continuará trabalhando para assegurar o funcionamento regular do sistema, sem interrupções”.