Redação Rios
MANAUS (AM) – A operação Curupira deflagrada na sexta-feira, 11/8, visou o combate ao desmatamento em uma Área de Proteção Ambiental (APA) localizada na margem direita do rio Negro pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), Delegacia Fluvial (Deflu), Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (Gipiap) e o Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Leia também: Manaus recebe campanha para combater queimadas urbanas
Conforme a delegada Juliana Viga, titular da Dema, a operação identificou três áreas que foram desmatadas irregularmente naquela região do Rio Negro. Essa região foi previamente mapeada com imagens áreas com o apoio do Dioa.
“Todas as equipes envolvidas na Operação Curupira realizaram incursões via terrestre e fluvial para identificação dos alvos. Na ocasião, apreendemos madeiras e motosserras, e cinco pessoas que estavam no local foram indiciadas por crime ambiental”, informou a delegada.
*Com informações da assessoria