Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Pacientes do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, estão enfrentando longas esperas para atendimento médico, o que tem gerado revolta e indignação entre os usuários. De acordo com relatos, os pacientes estão aguardando dias para receber os cuidados médicos necessários, o que agrava ainda mais a situação daqueles que chegam à unidade com quadros clínicos graves.
Nilson Batalha, morador de Itacoatiara, compartilhou com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS a angústia vivida por seu pai, de 70 anos, que está com fortes dores devido a uma obstrução no canal da uretra. Ele contou que chegou ao Hospital 28 de Agosto no último sábado, 14/12, por volta das 4h da manhã, após sair de Itacoatiara, e que, até a manhã desta segunda-feira, 16, seu pai ainda estava aguardando atendimento, sentado em uma cadeira de hospital.
“Eu cheguei da zona rural de Itacoatiara, saímos de lá sábado às 23h, chegamos aqui no hospital 28 de agosto às 4h da manhã e, até hoje, meu pai está nesse banco com dores intensas. Ele tem uma obstrução no canal da uretra, e até agora não recebeu atendimento adequado”, desabafa Nilson, visivelmente angustiado.
Condições delicadas
Nilson relatou também que outros pacientes, que se encontram em condições delicadas de saúde, estão igualmente revoltados com a demora no atendimento. Muitos estão aguardando há horas, ou até dias, sem explicações sobre os motivos do atraso. “O atendimento está demorando de 4 a 5 dias, e ninguém dá uma resposta clara”, afirmou, frisando o desespero vivido por pacientes e familiares.
Resposta
A REPORTAGEM procurou a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) para obter esclarecimentos sobre a situação e o motivo da demora no atendimento, a qual respondeu, por meio de nota, que o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto está funcionando normalmente. “Não há problema de oferta de leitos e nem de atendimento. A unidade, inclusive, ganhou mais 50 novos leitos”, informou.