Júnior Almeida – Rios de Notícias
BRASÍLIA (DF) – O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, encontrou o líder do PP na Câmara, André Fufuca (PP-MA), nesta terça, 18/7. Ele também se reuniu, à tarde, com o deputado federal Sylvio Costa Filho (Republicanos-PE). O PP já demonstrou interesse pela pasta da Saúde e pelo Desenvolvimento Social, mas Lula chegou a rechaçar publicamente a troca nesses dois ministérios.
O Republicanos tem interesse na pasta do Esporte ou de Ciência e Tecnologia. Também há o desejo do partido em retornar ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mas auxiliares de Geraldo Alckmin têm dito que ele não tem interesse em deixar a pasta.
Os dois parlamentares são os nomes mais cotados do Centrão para assumir ministérios do governo. Na segunda-feira, 17, Padilha esteve com o líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta (PB). Ele ainda deve ter uma reunião em breve com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, estatal cobiçada pelo União Brasil. O partido avisou a Lula que pretende ter o comando da estatal e dos Correios.
Leia também: Caio André é o novo presidente do Podemos em Manaus
Até o momento não estão definidas as pastas, mas a ida de ambos os cotados para o governo é tida como certa, segundo interlocutores do Planalto. Lula quer ampliar sua base de sustentação no Congresso Nacional, especialmente na Câmera. A definição das pastas que serão substituídas só deve avançar com o retorno de Lula da viagem a Bruxelas, onde participa da cúpula entre a Celac e a União Europeia.
A provável reforma ministerial a ser executada pelo presidente Lula pode acontecer ao final do recesso legislativo, no início de agosto. A extensão da dança das cadeiras, no entanto, ainda é um mistério.