Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Vaticano divulgou um boletim médico do Papa Francisco, nesta quinta-feira, 20/2, que está internado desde o dia 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral.
Foi informado que apesar de não apresentar febre, ele continua sob cuidados médicos intensivos. De acordo com o boletim médico o pontífice apresentou uma leve melhora em seu estado de saúde.
Leia também: Papa Francisco tem pneumonia nos dois pulmões, diz Vaticano
O Papa, de 88 anos, conseguiu realizar algumas atividades diárias, como receber a Eucaristia e dedicar-se a tarefas laborais, indicando uma recuperação gradual.
De acordo com o comunicado oficial, as condições clínicas do Papa Francisco melhoraram ligeiramente. Ele permanece sem febre e seus parâmetros hemodinâmicos estão estáveis.
Diagnóstico
O Papa Francisco foi diagnosticado com bronquite, mas o quadro evoluiu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Essa condição significa que múltiplos agentes infecciosos foram identificados no trato respiratório do pontífice.
A idade avançada é um outro fator que complica a situação, tornando o tratamento mais desafiador. Descrito como um caso complexo que está sendo tratado no hospital Gemelli, em Roma.
Redes Sociais
Nas redes sociais o estado de saúde do Papa tem chamado a atenção dos internautas.
“Papa Francisco, o senhor ainda é muito necessário nesse mundo hostil. Uma voz querida a favor da humanidade. Oro pela intercessão de Deus e confio na restauração da sua saúde, apesar dos prognósticos humanos” e “Papa Francisco está em nossas orações. Missionário do bem e da paz, sempre esteve unido a nossa comunidade com amor e fraternidade”, expressaram.
“Em tempos sombrios que vivemos, de tanta crueldade no mundo, Francisco é um ponto de luz. Um líder que prega a força do amor divino acima da intolerância”, disse um internauta do X (antigo twitter)