Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em um gesto inédito de humildade e inclusão, o Papa Francisco optou por lavar os pés apenas de mulheres durante o serviço especial de Páscoa. A conhecida cerimônia de lavagem dos pés ocorreu na prisão de Rebibbia, em Roma e algumas detentas ficaram emocionadas.
Esta é a primeira vez que o pontífice rompe a tradição de Páscoa para lavar somente os pés de mulheres. Apesar dos desafios de saúde e mobilidade enfrentados, o Papa Francisco, de 87 anos, liderou a comovente cerimônia, demonstrando seu compromisso com igualdade e compaixão.
Leia mais: Papa Francisco celebra 87 anos sendo um dos pontífices mais velhos da história
Sentado em sua cadeira de rodas, ele lavou os pés de cada uma das mulheres, sendo que muitas delas ficaram em lágrimas durante o ato.
O ritual, que simboliza a humildade e o serviço aos outros, reproduz a ação de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos, na noite anterior à sua crucificação.
Humanitário
Desde sua eleição em 2013, o Papa Francisco tem feito questão de visitar presídios e centros de acolhida de refugiados, realizando o mesmo gesto de humildade ao lavar os pés de ex-mafiosos, doentes e marginalizados.
Na noite desta sexta-feira, 29/3, o Papa está programado para presidir a “Via-Crúcis” no Coliseu, um evento que ele não pôde participar em 2023 devido à problemas de saúde.
Este compromisso demonstra sua dedicação contínua em liderar a igreja católica e servir como grande exemplo de compaixão e solidariedade.