Redação Rios
VATICANO – O papa Francisco apresentou um quadro inicial de pneumonia bilateral, complicando ainda mais seu tratamento, informou o Vaticano nesta terça-feira, 18/2. O pontífice, de 88 anos, segue sob cuidados médicos.
“Os testes laboratoriais, a radiografia do tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo”, afirmou o comunicado oficial.
“Uma tomografia do tórax realizada nesta tarde mostrou o início de uma pneumonia bilateral, exigindo intensificação da terapia farmacológica. No entanto, o papa Francisco mantém o bom humor”, acrescentou a nota.
A pneumonia bilateral é uma infecção que compromete ambos os pulmões e pode dificultar a respiração. O papa está com uma infecção respiratória há mais de uma semana e foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro. Ele é especialmente vulnerável a complicações pulmonares, pois, ainda jovem, desenvolveu pleurisia e precisou remover parte de um pulmão.
Mais cedo, uma autoridade do Vaticano informou que Francisco não precisou ser intubado e segue respirando sem auxílio de ventilação mecânica. Antes da atualização sobre seu estado de saúde, o Vaticano anunciou o cancelamento de todos os eventos públicos do papa até o próximo domingo.
O pontífice estava previsto para liderar diversas celebrações no fim de semana, em preparação para o Ano Santo Católico de 2025, que se estenderá até janeiro do próximo ano. Esse período especial de perdão e reflexão para os católicos deve atrair cerca de 32 milhões de turistas a Roma, incluindo fiéis que aguardam audiências com o papa.
De acordo com o Vaticano, Francisco permanecerá internado pelo tempo necessário para sua recuperação. No entanto, não foi informado se a infecção tem origem bacteriana ou viral.
*Com informações da Agência Brasil e Reuters