Da Redação
BRASÍLIA (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 3/4, que discorda das previsões que apontam crescimento da economia do Brasil abaixo de 1%. Para Lula, o Brasil crescerá mais do que “os pessimistas estão prevendo”, desde que o governo também acredite nesse crescimento e faça os investimentos necessários.
“Vai acontecer mais coisa no Brasil do que as pessoas estão esperando e vai depender muito da disposição do governo. Vai depender muito da disposição e do discurso do pessoal da área econômica, da área produtiva”, destacou o presidente.
Lula retomou hoje as agendas públicas após afastamento para tratar uma pneumonia. O presidente comandou a terceira reunião ampliada com ministros para tratar das áreas produtiva e institucional.
“Vamos ver o que vai acontecer quando a chamada economia micro, pequena e média começar a acontecer nos rincões desse país. Vamos ver o que vai acontecer quando as pessoas começarem a produzir mais, a comprar mais, a vender mais. Vamos perceber que a economia vai dar um salto importante”
Presidente Lula
Para ele, a “obsessão” do governo é fazer investimentos e impulsionar a geração de empregos. “O país crescendo, vai gerar emprego, vai gerar salário, vai gerar aumento de consumo do povo e a aí a roda gigante da economia volta a funcionar e todo mundo vai voltar a ser otimista nesse país”, disse.
Crescimento
A previsão do mercado financeiro é de que a economia do Brasil cresça 0,9%, conforme o boletim Focus de hoje. Já o Ministério da Fazenda aponta crescimento de 1,6%.
Há também as previsões do Banco Central, que é de 1,2%, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado semana passada, e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que prevê um PIB de 1,4% neste ano.
* Com informações da Agência Brasil