Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Parkour, conhecido como a “arte do deslocamento”, tem ganhado destaque em Manaus, atraindo cada vez mais praticantes e despertando o interesse da nova geração esportiva na cidade. A modalidade consiste em percorrer trajetos de forma eficiente, superando obstáculos e utilizando o ambiente urbano como espaço para a prática.
Um dos praticantes é o engenheiro civil Hugo Miranda que é membro da nova geração de Parkour em Manaus, que conversou com a reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS e explicou sobre a modalidade e as novidades para 2023.
Segundo o engenheiro, até alguns meses atrás, o cenário para a modalidade na cidade estava “apagado”, com poucos praticantes ativos e desânimo generalizado. Contudo, após a um vídeo compartilhado por Hugo e um amigo viralizar nas redes sociais, a “chama” pelo esporte foi reacendida e ganhou adeptos do esporte.
“Hoje treinamos todos os finais de semana e temos em torno de 15 a 20 praticantes atuantes no grupo Amazon Parkour (@amazonparkour), além de interessados em aprender. Buscamos não apenas praticar, mas também fomentar e ensinar a modalidade”, disse.
Desconstruindo Mitos
Muitas pessoas têm uma visão equivocada sobre o Parkour, por ser enxergado como um esporte perigoso e repleto de riscos. No entanto, Hugo esclarece que a prática é baseada em progressões, com movimentos e níveis de dificuldade que vão sendo aprimorados gradualmente. Começando com saltos de pequenas distâncias e equilíbrio em pequenas muretas, os praticantes desenvolvem consciência corporal, fortalecem o corpo e a mente aos poucos.
“Não recomendamos fazer movimentos com medo ou nervosismo. Temos que estar preparados, acontece de eu querer fazer algum movimento e estar com medo, quando isso acontece prefiro deixar para outro dia, quando estiver sentindo confiança e o preparo físico é fundamental para gerar essa confiança”, ressaltou o adepto da modalidade.
Parkour no Sou Manaus Passo a Paço 2023
A modalidade ganha ainda mais reconhecimento com a participação no Festival Sou Manaus Passo a Paço 2023, promovido pela Prefeitura de Manaus. O festival ocorre entre os dias 5 a 7 de setembro, no Centro Histórico de Manaus, e reúne diversas manifestações artísticas.
O Parkour terá seu espaço no evento, com a presença do grupo Amazon Parkour para mostrar um pouco da prática e permitir um primeiro contato com interessados.
E a grande novidade deste ano é a realização da primeira Copa Parkour Manaus, que incluirá três modalidades: Velocidade, onde os participantes devem completar o percurso no menor tempo possível; Freestyle, uma prova criativa e dinâmica, utilizando diversas técnicas e movimentos; e Habilidade, uma competição de movimentos individuais buscando a melhor execução possível.
“Ano passado foi a primeira vez e ainda estávamos nos adaptando. Mas esse ano, teremos a primeira competição, mais organizados. Esperamos despertar o interesse de mais pessoas”, revelou.
Os praticantes da modalidade almejam, futuramente, obter o apoio da prefeitura para criar um “Parque Parkour”, com muros, barras e obstáculos, a céu aberto, destinado à prática do esporte pela população. Além disso, com mais praticantes e estrutura adequada, eles aspiram elevar o nível da modalidade na cidade e conquistar reconhecimento nacional e, quem sabe, mundial.
Parkour na telinha
A modalidade esteve em alta nas redes sociais após um episódio da série “The Office” abordar o tema, além de uma reportagem mostrar senhoras praticando a atividade em Taubaté, em São Paulo.
No primeiro episódio da sexta temporada da série “The Office”, o personagem Michael, interpretado por Steve Carell, Dwight (Rainn Wilson) e Andy (Ed Helms) praticam parkour pelo escritório e é um dos mais engraçados.
Enquanto pulam em sofás e mesas, Jim (John Krasinski) explica que parkour é basicamente chegar do ponto A ao B da forma mais criativa possível. No entanto, a performance do trio só demonstra que o destino deles é o hospital.
Para os fãs de Parkour, o episódio “Gossip” oferece uma perspectiva única da modalidade, mostrando que até mesmo um ambiente de trabalho pode se tornar um verdadeiro parque de obstáculos. Para os amantes de comédia, é garantia de gargalhadas do começo ao fim.