Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um dos pilares da ponte de acesso ao Píer do Porto Chibatão, em Manaus, desabou, gerando preocupação entre as pessoas que estavam no local no momento do incidente na madrugada deste domingo, 10/11.
Na ocasião, não houve vítimas, e o ocorrido foi registrado por algumas testemunhas.
Em nota oficial, o Grupo Chibatão esclareceu que a queda da estrutura foi causada pela erosão, resultante da severa seca enfrentada neste ano, e informou que os danos foram exclusivamente materiais.
A empresa também tranquilizou a população ao afirmar que uma avaliação técnica detalhada já foi realizada, constatando que o outro acesso ao Píer permanece disponível e em pleno funcionamento. De acordo com o grupo, a segunda ponte de acesso é permanente e não foi afetada, o que garante a continuidade das operações sem comprometer a segurança e a logística da empresa.
Leia também: Morre motorista de carro esmagado por Carreta próximo ao Porto Chibatão em Manaus
A nota também reforçou o compromisso do Porto Chibatão com a segurança de seus colaboradores e com a manutenção das operações de maneira responsável e segura, sem impactos para os processos que ocorrem no terminal.
O Porto Chibatão, localizado na Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus, é um dos maiores complexos portuários privados da América Latina. Com uma área de 1 milhão de metros quadrados, o terminal opera como um Terminal de Uso Privativo (TUP nº 012/2002-ANTAQ) e atende as demandas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Sua capacidade de carga estática é de 40 mil TEUs (Twenty-Foot Equivalent Units), unidade utilizada para medir a capacidade de carga de navios porta-contêineres.