Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O terreno de uma casa no bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus, desabou na madrugada desse domingo, 18/9, após intensas chuvas atingirem a cidade durante o fim de semana. O terreno da casa cedeu, resultando no desabamento parcial da estrutura do imóvel.
A equipe de reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve no local na última quinta-feira, 15/2, e mostrou os danos causados pela cratera que se formou no terreno, comprometendo parte da residência.
Leia também: Fala Manaus: cratera ameaça casas no bairro Puraquequara
Com a chegada das chuvas, a situação se agravou, colocando em risco não apenas as residências afetadas diretamente pela cratera, mas também as casas ao redor, que estão com seus terrenos cedendo.
Iranildo Silva Duarte, 45 anos, que é proprietário da casa que está sendo consumida pelo desbarrancamento relatou preocupação por não ter para onde ir.
“A gente não tem para onde ir, entendeu? Só tem essa casa aqui. E, eu não sei, espero que o Poder Público resolva isso daí. Porque eu quero o meu terreno de volta, que é onde eu vivo com meu irmão”, lamenta o morador.
Os moradores da casa afetada pela cratera foram obrigados a abandonar a residência. Uma casa de dois andares, com uma grande área de lazer, também teve sua estrutura completamente comprometida.
Nota
Na sexta-feira, 16/2, a reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) que informou, por meio de nota, que “a situação estava sendo analisada”.
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), informa que o corpo técnico de engenharia está em deslocamento para realizar a vistoria na rua Beira Rio, bairro Puraquequara, zona Leste, e identificar os serviços necessários na área”, diz nota da Seminf.
O Departamento de Serviços Sociais informou que está acompanhando o trabalho da Defesa Civil na localidade.
“Até o momento, temos apenas uma família inserida no Auxílio Aluguel, mas à medida que a avaliação da DC avança, novas famílias poderão ser inseridas”, disse o departamento de assistência.