Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia nessa quinta-feira, 11/7, que pode livrar os partidos políticos de multas por descumprimento de repasses mínimos para candidaturas negras. Dos oito deputados do Amazonas, apenas sete participaram da votação no primeiro e segundo turno.
No primeiro turno, foram 344 votos a favor e 89 contrários. No segundo turno, foram 338 a favor e 83 contrários.
Leia mais: Deputados aprovam ‘PEC da Anistia’ e podem livrar partidos de multas de até R$ 23 bilhões
A PEC cria programas de refinanciamento de dívidas das siglas partidárias e permite a utilização de recursos do fundo partidário para pagar multas eleitorais.
A medida, que pode resultar em um impacto financeiro de até R$ 23 bilhões, para entrar em vigor, precisa agora passar pelo Senado, onde é necessário o apoio de 49 dos 81 senadores, também em duas votações.
Votação da bancada do AM
Da bancada do Amazonas, apenas o deputado Adail Filho (Republicanos) esteve ausente nos dois turnos da votação.
Átila Lins (PSD) e Silas Câmara (Republicanos) votaram a favor. O deputado Saullo Viana (União Brasil) votou a favor no 1° turno e esteve ausente no 2° turno.
Amom Mandel (Cidadania), Pauderney Avelino (União Brasil) e Sidney Leite (PSD) votaram contra. O deputado Capitão Alberto Neto (PL) esteve ausente no 1° turno e no 2° turno votou contra a PEC.