Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A mobilidade sustentável é um tema que vai se destacar neste 2º turno das eleições para prefeito de Manaus. Para contribuir com essa temática, o Pedala Manaus – uma associação ciclística que busca fomentar e difundir a mobilidade urbana por bicicleta – preparou uma carta de compromisso a ser assinada pelos candidatos, para se eleitos, executarem políticas públicas de mobilidade sustentável e ciclismo urbano.
Nesta segunda-feira, 7/10, o Pedala Manaus publicou em suas redes sociais um comparativo com os dois candidatos que vão disputar 2º. Turno. De acordo com a associação, o candidato Alberto Neto (PL) já demonstrou seu compromisso com a carta que contém as 24 propostas de mobilidade sustentável, um tema que vem sendo apresentado pela associação desde o 1° turno da eleição.
“Por outro lado, o candidato David Almeida (Avante), que havia assinado a carta em eleições anteriores, não implementou nenhuma das propostas e, até o momento, não se comprometeu com a nova carta. O David, na eleição passada para a prefeitura assinou, mas não cumpriu nada do que tem na carta, apesar de ter assumido o compromisso, ele não cumpriu nada. Foi um fracasso em relação as bicicletas e a gente só teve retrocesso”, destacou o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
Leia também: Pedala Manaus lança carta de compromisso com mobilidade; Alberto Neto e Marcelo Ramos assinam
“A única coisa que o Davi fez pelos ciclistas foi criar uma ciclovia que liga lugar nenhum a lugar nenhum. Só serve pro pessoal correr e caminhar com pets”, pontuou um internauta no Instagram do Pedala Manaus.
No 1° turno a falta de prioridade dada a esse assunto, por alguns candidatos quanto pela sociedade em geral, preocupou a associação, especialmente considerando que a mobilidade impacta diretamente a vida de todos.
Para a associação, independentemente do resultado da eleição no dia 27 de outubro, é fundamental que essa pauta da mobilidade sustentável continue viva e que após as eleições a sociedade continue cobrando do prefeito eleito uma discussão séria sobre este tipo de locomoção.
Compromisso
Em setembro deste ano o candidatos a prefeito Capitão Alberto Neto assinou o termo.
“Quando a gente assina um documento desse, reforçamos nosso compromisso em construir uma cidade cada vez mais sustentável, ligada a uma dinâmica cada vez melhor de mobilidade das pessoas. Isso é uma tendência mundial, então a gente tem que começar a se adaptar e construir mais ciclovias na nossa cidade tanto para a mobilidade quanto para as pessoas que querem praticar esporte”, ressaltou Alberto Neto, que é apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro.