Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Movimento Pedala Manaus, iniciativa que promove a bicicleta como meio de transporte, elaborou uma carta de compromisso a ser assinada pelos sete candidatos à Prefeitura de Manaus, para se eleitos, executarem políticas públicas de mobilidade sustentável e ciclismo urbano.
Até o momento, os candidatos a prefeito Capitão Alberto Neto (PL) e Marcelo Ramos (PT) foram os únicos que assinaram o termo. Amom Mandel (Cidadania), o atual prefeito David Almeida (Avante), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Roberto Cidade (União) e Wilker Barreto (Mobilidade) ainda não assinaram o documento.
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, explica que o objetivo principal da ação é pautar as discussões e ações sobre essa temática entre os candidatos a prefeito e a vereador.
Leia mais: Eleições na Rios: Amom, Cidade e David não participam de quadro de entrevistas
“Desde 2015, nós realizamos essa iniciativa nas eleições, tanto na esfera municipal quanto na estadual e federal. A gente elabora propostas voltadas para a mobilidade urbana sustentável e apresenta essas propostas para prefeitos, vereadores, deputados federais ou estaduais, governadores ou senadores”, explicou o coordenador.
Paulo Aguiar ressalta que a carta de compromisso é abrangente, trazendo propostas que vão muito além da bicicleta enquanto meio de transporte, foco do Pedala Manaus. Neste ano, o pedestre e o ato de ‘caminhar’ tiveram uma atenção especial do termo.
“A gente está falando sobre propostas para bicicleta, como ampliação da malha cicloviária, campanhas de sensibilização e redução de velocidades. Estamos falando do ‘caminhar’ também, quando olhamos para as calçadas e arborização. Tem propostas para a gestão da mobilidade urbana, saúde e mudanças climáticas”, destacou.
‘Bicicleta não tem bandeira’
O coordenador Paulo Aguiar ressalta que é importante que os candidatos a prefeito e vereador assumam o compromisso de promover a mobilidade urbana sustentável em Manaus, não apenas assinando a carta, mas cumprindo, se eleitos, com as propostas apresentadas.
“A bicicleta não tem ideologia. Quando falamos de bicicleta, estamos reforçando um meio de transporte sustentável recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Organização Mundial da Saúde porque ela não tem bandeira. Ela é boa para seja para a pessoa de direita ou de esquerda”, declarou o coordenador.
Ao riosdenoticias.com.br, o candidato à prefeito de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL), reforçou seu compromisso com a mobilidade urbana e com uma Manaus mais sustentável. Ele também criticou os adversários que não assinaram o termo elaborado pelo Pedala Manaus.
“Quando a gente assina um documento desse, reforçamos nosso compromisso em construir uma cidade cada vez mais sustentável, ligada a uma dinâmica cada vez melhor de mobilidade das pessoas. Isso é uma tendência mundial, então a gente tem que começar a se adaptar e construir mais ciclovias na nossa cidade tanto para a mobilidade quanto para as pessoas que querem praticar esporte”, ressaltou Alberto Neto, que é apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro.
Marcelo Ramos (PT), que também assinou a Carta, destacou ao RIOS DE NOTÍCIAS suas propostas para o seguimento. “Temos que pensar a mobilidade urbana pela ótica dos pedestres e ciclistas. Defendo a criação de uma rede de ciclovias e ciclofaixas, a conclusão do Corredor Ecológico do Mindu e a construção de bicicletários nos terminais de ônibus. Se criarmos condições com conforto e segurança teremos um ambiente melhor do espaço urbano”, disse o candidato.
Veja a Carta de Compromisso do Pedala Manaus na íntegra: