Ana Clarissa – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Peixe-Boi Jaú, criado em 1994, foi o campeão do 26º Eco Festival, que aconteceu em Novo Airão, nesse último final de semana de outubro, na Lagoa do Peixe-boi.
A agremiação que defende as cores verde e preta trouxe o tema “Taíra Y’Y: A Celebração do legado do Rio Negro”, personificou a profunda conexão entre a comunidade local e as águas majestosas do rio Negro.
Inspirado pelas palavras: “Sou filho do Rio, herdeiro da tua ancestralidade; o meu legado é a vida que habita em ti. Sou filho das águas, o erê curumim; miscigenação, sou teu sangue no coração da floresta”, o festival destacou a importância crucial de preservar e honrar a rica história e diversidade enraizadas nas águas sagradas.
Leia também: ‘Sai do Garantido porque não conseguiria ficar como estava’, diz David Assayag durante entrevista à RIOS FM 95,7
O festival começou na quinta-feira, 26/10, com as agremiações Peixe-boi Anavilhanas defendendo o tema ‘Mistério de um negro corrente’. Diversas atrações musicais, incluindo Arlindo Neto, Prince do Boi e ensaio técnico das agremiações estiveram presentes. A atração nacional aconteceu no domingo, 29/10, com o cantor Zé Vaqueiro.
Resultado Festisol
A Onça Preta é tetracampeã do IX Festisol de Tabatinga.
A apuração das notas aconteceu segunda-feira, 30/10, no centro cultural de Tabatinga, onde atraiu milhares de simpatizantes das onças Preta e Pintada no centro cultural da cidade, conhecido como Onçódromo. A cada pontuação máxima, membros das comissões e demais envolvidos festejavam.