Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 12/12, a Operação Barões do Arcanjo, com o objetivo de desarticular grupos criminosos envolvidos no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro na região do alto e médio Rio Negro, especialmente em São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus.
A operação cumpriu 17 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 47 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de veículos e do bloqueio de contas bancárias. Mais de 150 policiais federais participaram da ação, que ocorreu em Manaus (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Alenquer (PA), Diadema (SP) e Boa Vista (RR).
Rede criminosa financiada por empresários
De acordo com a PF, as investigações tiveram início a partir de informações que apontavam a existência de uma rede criminosa financiada por empresários envolvidos no tráfico de drogas, na comercialização ilegal de armas e na lavagem de dinheiro. Foi constatado que os criminosos contavam com suporte logístico e operacional fornecido por empresários locais, que também se beneficiavam das atividades ilícitas.
As investigações revelaram uma complexa rede de transações financeiras atípicas, incluindo o uso de “laranjas” e empresas de fachada para movimentar mais de R$ 30 milhões nos últimos dois anos.
Medidas cautelares e próximos passos
As medidas cautelares impostas aos investigados visam ampliar a coleta de provas e identificar outros envolvidos na organização criminosa, bem como rastrear a procedência e o destino das drogas. A PF também busca aprofundar as investigações sobre o envolvimento de novos integrantes na rede.
Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar 30 anos de prisão em regime fechado.