Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O pix por aproximação foi apresentado nesta segunda-feira, 4/11, em São Paulo. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos, e o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, estiveram no evento, e deram detalhes da nova função. Por enquanto, ela só está disponível para usuários das carteiras digitais do Google.
As transações serão realizadas aproximando o celular da ‘maquininha’ usando contas bancárias integradas à carteira do google. O recurso utiliza a tecnologia Near Field Communication (NFC).
Leia também: Mais de 1,45 milhão de famílias assumiram dívidas nos últimos anos
Desenvolvida junto com a rede Itaú e testada em terminais da marca, a ferramenta poderá ser adotada por por qualquer adquirente (empresa responsável por liquidar pagamentos com cartões de crédito e débito), que queiram oferecer a nova função.
Após o vínculo da conta, basta desbloquear o celular, aproximá-lo com NFC da máquina de quem vai receber o pagamento e seguir os passos indicados.
Quem pode utilizar a nova função?
Até então, o pix por aproximação via Google está disponível para clientes dos bancos PicPay e C6. A previsão é de que nas próximas semanas, também seja possível para usuários do Itaú. O lançamento amplo está programado para ocorrer em 28 de fevereiro de 2025.
Em julho deste ano, as regras do pix por aproximação foram aprovadas pelo BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN), e após isso foi firmada a atual parceria, que permite a realização de transferências e pagamentos por meio do Google Pay.
Inovação
O diferencial da nova ferramenta é permitir a realização de pagamentos por pix com aproximação sem que seja preciso acessar o aplicativo da instituição financeira, através dos ITP interface chamada de Iniciador de Transação de Pagamento que inicia uma transação, fazendo com que o recurso do cliente saia da conta dele e caia diretamente na conta de quem vai receber o valor), trazendo maior agilidade por diminuir etapas de pagamento.