Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Partido Liberal (PL) do Amazonas está mobilizando suas lideranças para uma expansão de suas bancadas tanto na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) quanto na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
O plano, discutido internamente e confirmado pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS, prevê um aumento expressivo no número de representantes da sigla no Legislativo estadual e federal.
Atualmente, o PL conta com três deputados estaduais na Aleam – Péricles, Cabo Maciel e Débora Menezes – e pretende elevar esse número para cinco. No cenário federal, a meta é dobrar a representação, saindo de um deputado (Alberto Neto, que deve concorrer ao Senado) para dois.
Leia também: Presidente do PL Amazonas diz que pedido de cassação de vereadores é ‘politicagem’ e ‘armação do sindicato’
Crescimento da bancada federal pode ampliar número de estaduais
Uma mudança relevante está em curso: o PL das Bancadas que vai aumentar a bancada federal do Amazonas de 8 para 10 representantes, com a definição final esperada para outubro de 2025.
Esse crescimento, se confirmado, terá impacto direto na Aleam, pois a Constituição Federal determina que o número de deputados estaduais é proporcional ao de federais. Assim, a bancada na Assembleia Legislativa poderia saltar dos atuais 24 para até 30 cadeiras, abrindo espaço para mais nomes do partido.
Vereadores de oposição em Manaus são peças-chave
Fontes internas do partido destacam que vereadores de oposição na capital terão papel decisivo nessa estratégia. Entre eles: Sargento Salazar. O vereador mais votado de Manaus em 2024 (22 mil votos) e fenômeno nas redes sociais (817 mil seguidores no Instagram), é visto como um “puxador de votos” natural para a bancada estadual.
Capitão Carpê: Cotado para disputar uma vaga na Aleam, com chances reais de eleição. Coronel Rosses: Irmão de Delegado Péricles, deve ser direcionado à Câmara dos Deputados para evitar concorrência familiar.
Alfredo Nascimento: articulação e possível candidatura
O ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento, atual presidente estadual do PL, tem papel central nas negociações. Além de trabalhar para montar uma chapa favorável ao partido, há a possibilidade de ele próprio ser um dos nomes na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, fortalecendo ainda mais a bancada federal.












