Redação Rios
MANAUS (AM) – O Projeto de Lei nº 744 de 2023, de autoria do deputado estadual George Lins (União Brasil), propõe conceder o título de Cidadão do Amazonas ao atual vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin.
Em sua justificativa, o deputado destaca que Alckmin foi o grande responsável pelo destravamento do contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus. Com a medida, a instituição se tornou uma organização social gerida pela Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA).
“Entendemos ser justo considerar que o reconhecimento do CBA, após 21 anos de negligência do Governo Federal em relação ao fortalecimento e modernização do parque industrial da Zona Franca de Manaus, foi resultado dos esforços políticos e articulações de Geraldo Alckmin, que, finalmente, em julho deste ano, assinou o contrato de gestão do CBA”
George Lins, deputado estadual
Dr. George também ressaltou que Alckmin anunciou investimentos, em julho deste ano, na ordem de R$ 1,6 bilhão em novos empreendimentos, objetivando a ampliação das instalações das indústrias que operam no Polo Industrial de Manaus (PIM). A medida resultará na geração de mais de 1,6 mil novos empregos para o Amazonas.
Biografia
Geraldo Alckmin Filho nasceu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, em 7 de novembro de 1952. Médico de formação, foi quatro vezes governador do Estado de São Paulo, sendo a pessoa que ocupou o cargo por mais tempo.
Em 1972, foi eleito o vereador mais jovem de Pindamonhangaba, tornando-se presidente da Câmara Municipal. Em 1976, Alckmin foi eleito prefeito de sua cidade natal. Pelo Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin também foi vice-governador, deputado federal e deputado estadual.
* Com informações da assessoria