Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Na tarde desta terça-feira, 25/6, Carlos Bolsonaro (PL-RJ) foi um dos assuntos de destaque no X (ex-twitter), após divulgação da CNN Brasil de que a Polícia Federal (PF) deve indiciá-lo por espionagem ilegal no caso da Abin Paralela.
A ‘Abin Paralela’ era uma organização criminosa de maior amplitude no núcleo político da Abin na época da gestão do ex-diretor-geral Alexandre Ramagem, detectada pela PF.
Os agentes envolvidos nas investigações avaliam que o caso está praticamente encerrado e o inquérito deverá ser finalizado até agosto com o objetivo de evitar qualquer influência sobre as eleições municipais de outubro deste ano.
Leia também: Carlos usava assessores para obter informações da Abin, diz PF
A PF considera ter elementos suficientes para indiciar o filho de Jair Bolsonaro (PL). A investigação sugere que Carlos estaria envolvido em um esquema de espionagem contra críticos e adversários políticos do governo do ex-mandatário. A PF ainda avalia o indiciamento do ex-presidente.
De acordo com a CNN Brasil, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) também deverá ser indiciado. Ramagem era Diretor-Geral da Abin [Agência Brasileira de Inteligência] na época.
Em janeiro deste ano, o vereador foi alvo de operações de busca e apreensão da Polícia Federal que recolheram três notebooks, 11 computadores e quatro celulares em endereços ligados a ele.
Os investigadores da PF acreditam que o caso da Abin Paralela está intimamente ligado a outra estrutura informal, conhecida como “gabinete do ódio”, que disseminava fake news contra opositores políticos de Jair Bolsonaro.
Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é o órgão principal do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e tem como função conceder informações estratégicas e confiáveis ao Palácio do Planalto. Os informes são enviados ao Poder Executivo através de relatórios, com a finalidade de evitar possíveis ameaças ao Estado Democrático de Direito e à soberania nacional.
Carlos Bolsonaro
Na manhã desta terça-feira, em seu Instagram, Carlos Bolsonaro [pré-candidato] se pronunciou sobre o “Dossiê: Walter Link – Lula e Rockefeller contra o Brasil”, de autoria do jornalista Kim D. Paim
“Fantástico Telejornal do dia. Demonstração de história que certamente você não terá no colégio e nem na faculdade: o subdesenvolvimento do Brasil é questão proposital e histórico, desde antes de 1948 e passando pela agenda verde atual. Absolutamente tudo tem ligação e se repete até hoje. Os imperialistas progressistas norte-americanos exigem dos outros o que não cumprem”, destacou.
“O fato não é o acaso. É o sistema que fatura alto, lula que fica de quatro exterminando as possibilidades econômicas do povo Brasileiro e pessoas achando o máximo seguindo o politicamente correto matando sem perceber a sua própria possibilidade de evolução financeira”, posicionou.