Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O investigador da Polícia Civil (PC-AM), Raimundo Nonato Machado, e a sua esposa Jussana Machado, escaparam, até o momento, da acusação de tentativa de homicídio contra o advogado Ygor Colares e sua babá. De acordo com os delegados da PC-AM, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 21/8, o casal responderá pelas agressões, neste primeiro momento, e com o avançar das investigações pode ser que sejam indiciados por tentativa de homicídio.
Ainda durante a coletiva, foi comunicado de forma oficial o afastamento de Nonato Machado e que um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) será realizado para possível expulsão do investigador da corporação da Polícia Civil. Nonato e sua esposa, Jussana Machado, foram presos após serem acusados de agredir uma babá e atingir um advogado com um tiro em um condomínio no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, na última sexta-feira, 18/8.
Nas imagens, é possível ver a mulher espancando a babá e sendo incentivada pelo policial. Em seguida, Nonato entrega sua arma para Jussana e agride o advogado Ygor Colares que tenta intervir nas agressões. É então, quando a companheira do investigador atira contra o advogado e acerta sua panturrilha. O disparo, no entanto, poderia ter custado a vida do advogado, pois no momento do disparo o policial bate na mão da esposa.
“A Polícia Civil não compactua com esse tipo de comportamento. A atitude que todos viram é reprovável e de imediato foi solicitado o afastamento”
Bruno Fraga, delegado-geral
O delegado Bruno de Paula explicou que, embora ainda não tenham sido indiciados por homicídio, Raimundo Nonato Machado e Jussana Machado podem ser responsabilizados pelo crime, considerando que as evidências apresentadas até o momento não refletiram todos os fatos ocorridos. “Todo o contexto ainda está em analise, essas informações vão ser investigadas pelo delegado titular”, disse Bruno.
De acordo com a Polícia Civil, os materiais, incluindo vídeos, serão analisados para determinar se há fundamentos para acusações adicionais.

Relembre o caso
A agressão ocorreu em um condomínio na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o investigador Machado entregando sua arma à esposa, que posteriormente disparou contra o advogado Ygor de Menezes Colares e agrediu a babá durante um confronto.
A briga teve início quando a babá da vítima passou pelo casal na saída do elevador do condomínio, resultando em agressões verbais e físicas.
O advogado Ygor de Menezes Colares tentou intervir na situação, mas acabou sendo atingido na panturrilha esquerda pelo disparo feito pela esposa do policial. Raimundo Nonato Machado já havia sido demitido da Polícia Civil em 2010 e seu histórico de atritos com vizinhos também foi mencionado. O contexto completo ainda está sendo investigado pelas autoridades competentes.